Festmag

Artes no image

Published on Janeiro 22nd, 2010 | by Sara Santos Silva

0

Serralves: Arte de intervenção em destaque para 2010

Com o centenário da República Portuguesa como pano de fundo, o Museu de Serralves dedica, em Novembro, uma exposição à arte de intervenção cívica e política. “Às Artes Cidadãos!” apresenta-se como um exercício crítico sobre a ligação entre a referência política e a arte contemporânea. João Fernandes, director do Museu, explica, em conferência de imprensa, que a exposição vai reunir obras de arte que fazem “referência ao activismo político”, modos de “afirmar a cidadania pela arte”.

Antes disso, a nova temporada de Serralves estreia-se em Março, com o regresso de Lourdes Castro “aos públicos”, um “trabalho particularmente mágico”, salienta João Fernandes. A exposição irá reunir pela primeira vez os trabalhos de Lourdes Castro e de Manuel Zimbro, companheiros e colaboradores há mais de três décadas. Um dos trabalhos que mais notoriedade deu a Lourdes Castro foi o “Teatro de Sombras”, tendo percorrido vários museus na década de 70.

YouTube Preview Image

"Teatro de Sombras" de Lourdes Castro

Ainda em Março, vai ser inaugurada a obra da norte-americana Dara Birnbaum, uma das primeiras artistas a assumir a televisão na produção artística. Com um enorme sentido crítico sobre a sociedade e a política, Dara é um dos “nomes históricos” desta programação, embora algo “desconhecida do público português”, na opinião do director do Museu. Birnbaum ficou conhecida pelo seu vídeo-clip “Wonder Woman”, de 1979.

http://www.dailymotion.com/video/x4y5e5

"Wonder Woman" (1979) de Dara Birnbaum

A vídeo-artista Grazia Toderi e a pintora Marlene Dumas são os grandes nomes escolhidos por Serralves para o Verão.

Artes Performativas recordam Bausch e Cunningham

O ciclo Sabor do Cinema, no habitual registo de projecção-conversa, regressa no final deste mês e termina em Fevereiro. Paralelamente a este ciclo, Cédric Andrieux, antigo bailarino da Merce Cunningham Dance Company, vai marcar presença em Serralves, num espectáculo autobiográfico. “Documente-se!”, sob o mote “Sentidos do Reconhecimento”, irá ter a sua terceira edição durante Abril e Maio e vai abranger as áreas da música, dança, teatro, instalação, cinema, debates e conferências.

Na música, destaca-se a presença dos Mono, banda de rock instrumental japonesa, de regresso ao Porto seis anos depois. O concerto tem lugar no Auditório de Serralves a 10 de Março e resulta da parceria entre Serralves e a promotora AmplificaSom. A 19.ª edição do Jazz no Parque recebe, em Julho, Vijay Iyer Trio, Bernardo Sassetti Trio com Perico Sambeat e Contact.
Também já marcadas estão as habituais Festa do Ambiente, Festa do Outono, Natal em Serralves e os festivais TRAMA – Festival de Artes Performativas (em Outubro) e Serralves em Festa (em Junho), que este ano se vai alargar fora dos muros de Serralves.

Tags: , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “FMM Sines”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Janeiro 2010
    S T Q Q S S D
    « Dez   Fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031