Festmag

Cinema e TV no image

Published on Fevereiro 24th, 2010 | by Rui Baptista

0

Noite de zombies abre Fantasporto

Enquanto Robocop dava início a mais uma cruzada contra o crime – no pequeno auditório era exibido o filme de Julian Grante –, no grande auditório o mal fazia-se representar por médicos loucos (Re-Animator, 1985) e zombies (Braindead, 1992), numa sessão dupla.

Re-Animator_2

"Re-Animator" de Stuart Gordon

Re-Animator é uma adaptação (muito livre) do conto homónimo de H. P. Lovecraft. Realizado por Stuart Gordon, o filme conta com a colaboração de um velho amigo do Fantas, Brian Yuzna.

Jeffrey Combs interpreta um jovem médico ambicioso e simultaneamente impetuoso que descobre uma fórmula capaz de trazer os mortos de regresso à vida. Bem… mais ou menos…

braindead

"Braindead" de Peter Jackson

A noite prosseguiu com Braindead, um dos primeiros filmes de Peter Jackson. Um registo muito diferente daquela que o viria a tornar mundialmente famoso – a trilogia O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings).

Desta vez não há cientistas loucos, talvez somente o próprio realizador que na “loucura” deixava já transparecer toda a sua genialidade, algo que já manifestara nos filmes anteriores: Bad Taste e Meet the Feebles – todos apresentados no Fantasporto.

No filme, uma “ratazana-macaco” portadora de um terrível vírus, é retirada do seu habitat natural para ser exibida num zoológico de uma pequena cidade. O animal acaba por infectar uma pessoa que por sua vez acaba por infectar muitas outras, transformando-as a todas em zombies.

Do outro lado da tela os espectadores, apesar de não encherem o auditório, mostraram um grande entusiasmo. O suficiente para fazer corar de inveja muitas claques de futebol, e sempre com o habitual e muito peculiar sentido de humor.

Mas verdade seja dita, apesar de serem grandes obras do cinema de terror, não metem medo a ninguém – e muito menos ao público do Fantas. E depois, Braindead é assumidamente uma comédia (muito) negra de terror.

E porque gostamos de zombies, vale a pena chamar a atenção para a exibição dos filmes Colin de Marc Pierce (26/02 – 21:00), La Horde de Yannick Dahan e Benjamin Rochér (27/02 – 21:15) e [REC]2 de Jaume Bagaleró e Paco Plaza (01/03).

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑