Festmag

Especial Fantasporto no image

Published on Fevereiro 17th, 2011 | by Filipe Pedro

0

Camané no Rivoli com final arrebatador

Não fosse alguém ter ligado as luzes gerais da sala no final do segundo regresso ao palco do fadista e ainda lá estaríamos. Afinal, testemunhara-se algo arrebatador, profundo, sentido e próximo do fado que nos despertava de uma certa dormência instalada durante o concerto em si, com Camané a justificar os enérgicos aplausos de pé que a audiência que preenchia o grande auditório do Rivoli lhe proporcionava.

Já o concerto em si, salvo raras exceções, pareceu pouco mais do que um “aquecimento” de 80 minutos para o que se seguiria. Não me levem a mal, “Do Amor e dos Dias” é um ótimo disco – ainda este natal ofereci alguns exemplares da versão com DVD a familiares e amigos – mas talvez ao vivo ainda não tenha ganho asas para voar em toda a sua plenitude.

Para além disso, houve alguns problemas técnicos, o som nem sempre esteve à altura dos não menos do que excelentes músicos que acompanham o fadista ao vivo, e a opção por um microfone sem fios transferiu sons demasiado frios, digitais, agudos e, por vezes, com algumas interferências à sala.

Por muito que deambule por um cenário muito bem construído e que tenta recriar uma sala de estar dos anos 50 ou 60, Camané merecia um microfone de cabo que captasse por inteiro o seu imenso poder vocal e que o transferisse sem grandes perdas para o público.

Comunicativo e simpático, o fadista que canta desde os 7 anos, apresentou os temas, confessou paixões e mostrou orgulho por cantar inéditos de grandes autores. Sinceramente, só o vimos perder parcialmente o controlo em dois lapsos no alinhamento, erros corriqueiros num espetáculo de quase duas horas com um final perfeito.

Em modo pré-aquecimento para o Fantasporto – com início marcado para 21 de fevereiro – as Noites Rivoli chegam ao seu término na próxima sexta-feira, 18, com um aguardado concerto de José Mário Branco.

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Fevereiro 2011
    S T Q Q S S D
    « Jan   Mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28