Festmag

Cinema e TV no image

Published on Abril 13th, 2011 | by Sofia Ferreira

0

4.ª Festa do Cinema Italiano: mais de 25 filmes para ‘chorar’ a rir

Dedicada principalmente à comédia, a quarta edição do 8 1/2 – Festa do Cinema Italiano chega a Lisboa já esta semana e segue depois para Coimbra (27 a 29 abril), Porto (29 de abril a 1 de maio) e, pela primeira vez, Funchal (5 a 8 de maio). De 14 a 21 de abril o riso invade a capital.

Até ao momento só é conhecida a programação que vai passar por Lisboa e, como tem sido hábito, as escolhas da organização ‘prometem’ – ao todo são mais de 25 filmes, na sua maioria ante-estreias, que revelam o cuidado em dar a conhecer ao público o que de melhor se faz na sétima arte em Itália. Destaque para a secção Panorama (fora de competição) que apresenta “La Prima Cosa Bella”, candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano e abertura oficial do festival, “Passione” de John Turturro, ou “A Solidão dos Números Primos”, filme que encerra o festival.

Na categoria Competição, há oportunidade de assistir às produções que se distinguiram durante o ano passado como “Notizie Degli Scavi”, “Pietro”, “Hai Paura Del Buio” ou “Et In Terra Pax”. Este ano o júri é composto por personalidades italianas e portuguesas entre elas Filipe Melo (produtor, realizador, músico e membro da direção do Hot Clube de Portugal) e pelo compositor e pianista português Bernardo Sassetti. Este último vai ainda participar num encontro sobre o que é compor para o cinema juntamente com o também compositor Ludovico Einaudi.

Está ainda reservada uma retrospetiva (Comédia à Italiana), sobre o género em relevo nesta edição, preparada pela Cinemateca Portuguesa e secções dedicadas às curtas-metragens, à ZeLIG (uma das mais conceituadas escolas de cinema documental italianas), à Fabrica (referência no campo da arte moderna) e à música italiana com a apresentação de telediscos de alguns artistas mais interessantes da atualidade.

Para os mais aventureiros ou boémios está prevista a realização de um Vespa Paper, uma espécie de rally paper organizado pelo Vespa Clube de Lisboa (dia 16 de abril) e festas nas Portas do Sol, Europa, Clube Ferroviário e Odessa.
Os bilhetes custam entre 2,5 € e 3,5 € e podem ser adquiridos no Cinema Medeia Monumental e no Cinema Nimas, as salas escolhidas para acolher o festival.

Siga-nos aqui:

Tags:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑