Festmag

Literatura no image

Published on Abril 2nd, 2011 | by Carla Luís

0

Lobo Antunes adaptado ao cinema em iniciativa inédita

ALA - a morte de carlos gardelO décimo romance de António Lobo Antunes, “A morte de Carlos Gardel”, está a ser adaptado ao cinema pela realizadora sueca Solveig Nordlund.

Publicado em 1994, “A morte de Carlos Gardel” é o testemunho a várias vozes do abismo da morte – mais do que a falência do corpo, a morte de mitos, ideias e aspirações românticas.

Através de um conjunto de relatos emaranhados numa teia de recordações, ressentimentos e resignação, o livro dá conta do declínio e da morte de Nuno, um jovem toxicodependente, e do esvaziamento de sentido das vidas que com ele se cruzam. Percorrendo a história, a negação da morte de Carlos Gardel, rei do tango e expressão de afeto de toda uma legião de admiradores.

No filme a personagem de Nuno é interpretada por Carlos Malvarez. O elenco é ainda formado por nomes como Ruy de Carvalho, Rui Morisson, Teresa Gafeira, Albano Jerónimo, Elisa Lisboa, Elmano Sancho, Joana de Verona, Maria João Pinho, Diogo Dória e Joana Bárcia.

Nordlund será fiel à estrutura do livro, com a sequência de relatos dividida em cinco partes, cada uma com o nome de um tango de Gardel.

A vida e obra de Lobo Antunes tinha já sido alvo do documentário “Escrever, Escrever, Viver” (Midas Filmes, 2009), da mesma realizadora.

Siga-nos aqui:

Tags: ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑