Festmag

Cinema e TV no image

Published on Maio 5th, 2011 | by Sofia Ferreira

0

8.º IndieLisboa: o cinema independente invade a capital

Começa hoje aquele que é considerado um dos principais festivais de cinema do país. Após o sucesso estrondoso da edição do ano passado que bateu o recorde de 45 mil espetadores e apesar dos cortes no financiamento que obrigaram a organização a reduzir a quantidade da oferta a apresentar este ano, o IndieLisboa prepara-se para voltar a surpreender com a seleção de qualidade do melhor e mais recente cinema independente de todo o mundo.

O festival arranca com a antestreia de “Carlos”, de Olivier Assayas, uma cinebiografia sobre a vida de um dos mais famosos terroristas dos anos setenta e oitenta que ficou conhecido como O Chacal. Dedicada às obras essenciais de realizadores consagrados produzidas no último ano, a secção Observatório, apresenta-se como uma das mais interessantes propostas desta oitava edição. Por lá vão passar “O Barão” de Edgar Pêra, “Viagem a Portugal” de Sérgio Tréffaut (ambos filmes em competição), “Mulberry St” de Abel Ferrara, “Meek’s Cutoff” de Kelly Reichardt, “Homme au Bain” de Christophe Honoré ou “Essential Killing” de Jerzy Skolimowski e com Vincent Gallo – cujo desempenho lhe valeu o prémio de melhor ator no Festival de Veneza.

YouTube Preview Image

Para além das habituais categorias de Competição Nacional e Internacional, compostas por primeiras e segundas obras (entre longas e curtas-metragens) nunca antes apresentadas em Portugal, destaque também para o Indie Júnior (reservado aos mais jovens), para a secção Pulsar do Mundo que pretende levar o espetador a refletir sobre questões relevantes da atualidade mundial e para os novos talentos em Cinema Emergente, como Xavier Dolan e o seu “Les Amours Imaginaires”, que estreou na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, “Post Mortem” de Pablo Larrain e “O Que Há de Novo no Amor” dos portugueses Hugo Martins, Hugo Alves, Mónica Santana Baptista, Patrícia Raposo, Rui Santos e Tiago Nunes.

O Herói Independente deste ano é o cineasta brasileiro Júlio Bressane, homenageado com uma retrospetiva na Cinemateca Portuguesa de cerca de 17 filmes entre os quais “Cleópatra” com Alessandra Negrini, que também vai estar presente no festival, “A Erva do Rato”, “Filme de Amor”, “O Mandarim”, “Memórias de um Estrangulador de Loiras” e “Matou a Família e Foi ao Cinema”.

À semelhança de edições anteriores, espaço ainda para Director’s Cut, que compreende uma seleção de filmes sobre o cinema e a sua história, como “A Letter to Elia” de Martin Scorcese e Kent Jones centrado na obra do realizador Elia Kazan, “En Compagnie de Eric Rohmer” de Marie Rivière, dedicado ao cineasta francês falecido o ano passado, “Johnnie Got His Gun” sobre Johnnie To, o Herói Independente da 5.ª edição do IndieLisboa, “…men Filmen Ar Min Alskarinna …but Film Is My Mistress” sobre Ingmar Bergman ou “Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor” de João Canijo.

YouTube Preview Image

Na secção Indie Music, regresso do Musicbox Clubdocs, uma série de documentários sobre bandas nacionais, que este ano destaca os Dead Combo, Diabo na Cruz, Linda Martini, Pop Dell’ Art e DJ Ride. Especial atenção para “Neil Young Trunk Show” – dedicado à lenda do rock americano, “John Lennon – All You Need Is Love”, “The Agony and the Ecstasy of Phil Spector” sobre o polémico produtor e “This Movie is Broken” que apresenta como pano de fundo um concerto da banda canadiana Broken Social Scene.

A par dos mais de 200 filmes que vão passar pelo Cinema São Jorge, pelo renovado Teatro do Bairro, Culturgest e Cinemateca Portuguesa, o IndieLisboa volta a apostar em atividades paralelas como workshops, conversas, debates e este ano, em exclusivo para o festival, haverá um filme-concerto da banda de Stuart Staples onde vai ser possível (re)ver excertos dos filmes de Claire Denis acompanhados pela música dos Tindersticks. Um espectáculo a não perder no dia 11 de maio na Aula Magna.

A 8.ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente decorre de 5 a 15 de maio e promete 11 dias de momentos inesquecíveis.

Siga-nos aqui:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Muvi2017”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Facebook

  • Maio 2011
    S T Q Q S S D
    « Abr   Jun »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031