Festmag

Cinema e TV no image

Published on Setembro 6th, 2011 | by Sofia Ferreira

0

5.º MOTELx: quem tem medo do Lobo Mau?

Está de volta à capital mais um Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Considerado uma das referências do cinema do género no panorama nacional e internacional (lembramos que desde este ano pertence à Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico), o MOTELx regressa ao Cinema São Jorge para uma quinta edição cheia de propostas interessantes e surpreendentes.

O certame abre oficialmente com o filme “The Troll Hunter”, de André Øvredal, que vai servir também de mote ao desafio proposto pela secção Lobo Mau: em parceria com o Museu da Marioneta os participantes irão construir, durante quatro dias, marionetas baseadas nos monstros do cineasta norueguês.

Em Serviço de Quarto, a principal secção do festival, teremos oportunidade de ver mais de 20 obras, filmadas nos quatro cantos do mundo e muitas delas em estreia no nosso país. Destaque para “The Ward”, o novo de John Carpenter (que não realizava nenhum filme para cinema há dez anos), “Burke & Hare”, de John Landis (convidado de honra na edição de 2009), com Simon Pegg, Andy Serkis, Tom Wilkinson e Christopher Lee, “Mother’s Day”, de Darren Lynn Bousman (realizador de 3 filmes da saga “Saw”), que marca o regresso de Rebecca de Mornay, “Stake Land”, de Jim Mickle, “The Woman”, de Lucky McKee – o filme mais controverso do último Festival de Sundance -, e “The Violent Kind”, de Mitchell Altieri e Phil Flores (The Butcher Brothers).

YouTube Preview Image

À semelhança de edições anteriores que contaram com a presença de alguns nomes míticos do cinema de terror como Zé do Caixão, John Landis ou George Romero, o festival este ano aposta naquele que é um dos mais influentes realizadores do género do momento e que foi considerado por Quentin Tarantino como o “futuro do terror”: Eli Roth. O MOTELx preparou uma retrospetiva dedicada ao ator e realizador que inclui “Cabin Fever”, “Hostel” e “Hostel: Part II” e domingo, dia 11, será possível assistir a uma masterclass orientada pelo próprio Eli Roth, que se afigura imperdível.

YouTube Preview Image

Outro dos homenageados desta quinta edição é Sion Sono, realizador nipónico pouco conhecido no nosso país. Esta é uma das grandes forças do festival: dar a conhecer a obra de autores essenciais deste género, desconhecidos da maioria dos espetadores. Em estreia absoluta, o MOTELx vai exibir “Cold Fish”, “Strange Circus”, “Suicide Club” e “Exte: Hair Extensions”.

Na secção Quarto Perdido, dedicada aos tesouros escondidos do cinema português, oportunidade única para (re)ver “Cartas de Amor de uma Freira Portuguesa”, uma adaptação livre das cartas de Mariana Alcoforado, com Ana Zanatti, Vítor de Sousa, Nicolau Breyner e Herman José e “O Barão”, a segunda longa metragem de Edgar Pêra que estreou este ano no IndieLisboa.

Há espaço ainda para as competições de curtas internacionais e nacionais (que bateu este ano o recorde de inscrições), para uma maratona da série televisiva “The Walking Dead” a partir da meia-noite de sábado e para os mais destemidos e aventureiros há uma Noite de Jogos de Terror organizada em parceria com o Clube de Jogos de Carnide.

Entre os dias 7 e 11 de setembro, quem tem medo do lobo mau fica em casa e quem não tem vai até ao Cinema São Jorge.

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Muvi2017”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Facebook

  • Setembro 2011
    S T Q Q S S D
    « Ago   Out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930