Festmag

Cinema e TV no image

Published on Outubro 18th, 2011 | by festmag

0

Festival de cinema no Rio de Janeiro “promove” curtas portuguesas

O Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, que decorre de 28 de outubro a 6 de novembro, programou uma extensa retrospetiva de filmes portugueses denominada «Focus on Portugal».

No âmbito deste extenso programa, a Agência da Curta Metragem em colaboração com o Curta Cinema, o Curtas de Vila do Conde, o IndieLisboa e o Onda Curta da RTP, programou um conjunto de cinco sessões. Para além disso, o Curta Cinema convidou o cineasta Miguel Gomes para ser o realizador «In Focus» e a produtora O Som e a Fúria para uma apresentação especial, em colaboração com a Agência. Segundo os organizadores, a retrospectiva “acentua a capacidade da Agência da Curta Metragem atuar como programador associado de grandes eventos cinematográficos, cumprindo o objetivo de divulgar o cinema português”.

Programa Aguilar + Gomes (O Som e a Fúria)
“Remains”, de Sandro Aguilar, 12′; “Voodoo”, de Sandro Aguilar, 30′ – 35mm; “Sem movimento”, de Sandro Aguilar, 17′ – 35mm; “Cântico das Criaturas”, de Miguel Gomes, 24′ – 35mm.

In Focus Miguel Gomes
“Entretanto”, 25′ – 35mm; “Kalkitos”, 17′ – 35mm; “Inventário de Natal”, 23′ – 35mm; “31”, 27′ – 35mm.

Programa Curtas de Vila do Conde
“Rapace”, de João Nicolau, 25′; “North Atlantic”, de Bernardo Nascimento,15′; “Nuvem”, de Basil da Cunha, 30′; “O Nosso Homem”, de Pedro Costa, 24′.

Programa Onda Curta
“Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro, 17′; “Pickpocket”, de João Figueiras, 20′; “Mi Vida en Tus Manos”, de Nuno Beato, 8’30”; “O Estrangeiro”, de Ivo Ferreira, 18′; “O Verão”, de João Dias, 17′.

Programa Indie Lisboa
“Pássaros”, de Filipe Abranches, 6’; “Fuera de Cuadro”, de Márcio Laranjeira, 9’; “Carne”, de Carlos Conceição, 17’; “Outside”, de Sérgio Cruz, 15’ – Betacam SP; “Fim-de-semana”, de Cláudia Varejão, 8’; “Arena”, João Salaviza, 15’; “Off Balance”, de Edgar Santinhos e João Biscaia, 4’; “A History of Mutual Respect”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, 23’.

Siga-nos aqui:

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑