Festmag

Artes no image

Published on Novembro 24th, 2011 | by festmag

0

Exposições de Miguel Palma e Pedro dos Reis na Galeria Solar

A Galeria de Arte Cinemática Solar, em Vila do Conde, inaugura no próximo sábado 26, às 18:00, a exposição “Densidade”, de Miguel Palma, artista plástico português, nascido em Lisboa, em 1964. Com uma carreira artística invejável, o artista já apresentou exposições em Portugal e em Espanha, Holanda, França, Áustria, Japão e EUA, sendo também representado em inúmeras coleções públicas e privadas.

Miguel Palma dedicou-se, desde muito cedo, à construção de máquinas e outros engenhos, assumindo-se como uma espécie de artista-engenheiro. Nesta atividade quase obsessiva de manipular os materiais e a tecnologia e, assim, reinventar os objetos e as imagens do mundo, reconhecemos nele uma dimensão lúdica e uma inclinação para a fantasia que nos transportam para o universo da infância.

A sua forma de pensar os espaços, e as suas construções, remetem-nos também para um universo imaginativo e inventivo, em relação ao qual somos levados a discorrer acerca do universo de Georges Méliès, o realizador e inventor dos primórdios do cinema. Contudo, sob uma aparente dimensão lúdica, as obras de Miguel Palma transmitem frequentemente uma visão crítica e irónica do mundo atual e da falência das utopias associadas ao progresso que marcaram o século XX, remetendo-nos para Jacques Tati e o emblemático filme “Playtime”.

O historial da galeria tem sido marcado por um incentivo à produção artística e pelo desenvolvimento de um trabalho contínuo de divulgação de obras originais, através da cooperação com artistas e outras instituições. Nesse âmbito, foi criado um projeto de incentivo à criação de peças originais para jovens artistas portugueses, denominado “Cave”. Nas exposições mais recentes os organizadores têm solicitado aos artistas convidados que se associem a um criador que desenvolva um trabalho no âmbito deste projeto, que promova um diálogo com os trabalhos do artista. O autor proposto por Miguel Palma para este trabalho foi Pedro dos Reis, cuja obra se debruça sobre contextos espaciais e temporais através da fotografia.

O resultado do trabalho entre os artistas e a curadora convidada, Sandra Vieira Jürgens, permitiu desenvolver, ao longo dos últimos meses, um projeto de diálogos, o qual deu origem à conceção de um conjunto de peças originais de Miguel Palma e Pedro dos Reis.

Exposições: “Densidade” de Miguel Palma e “Sometimes The Best Way To Find Something Is To Move Away From It” de Pedro dos Reis
Galeria Solar, 26 de novembro a 12 de fevereiro
Inauguração: sábado, 26 de novembro, 18:00, com a presença dos artistas
Entrada livre


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Curtas Vila do Conde”

    “FMM Sines”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « Out   Dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930