Festmag

Música no image

Published on Novembro 24th, 2011 | by festmag

0

Filme-concerto dos A Hawk And A Hacksaw no Teatro Maria Matos

Os A Hawk And A Hacksaw – Jeremy Barnes e Heather Trost – levam ao Teatro Maria Matos no próximo dia 6 de dezembro uma proposta de composição musical original que acompanha o visionamento integral da primeira obra-prima de Sergei Paradjanov, “As Sombras Dos Antepassados Esquecidos” (1964).

Com uma década de existência dos A Hawk And A Hacksaw, parece redutor abordarmos ainda os Neutral Milk Hotel para justificar a importância de Jeremy Barnes na música livre das duas últimas décadas. A banda de Jeff Mangum, com quem Barnes privou entre 96 e 99, editando um dos marcos indie dessa década – “In The Aeroplane Over The Sea” -, terá sido a escola ideal para se perceber como as transgressões podem ser atos de extrema beleza criativa e libertária.

Depois do fim da banda, e após uma viagem pela Europa, os A Hawk And A Hacksaw nascem em Paris em 2000, ainda como um projeto solitário, retirando o seu nome a Don Quixote de Cervantes. O encontro com Heather Trost, alguns anos depois, não só mudou a sua vida pessoal, como transformou e aprofundou a ligação da sua música às diversas culturas da Europa de Leste – acabariam por viver durante alguns anos em Budapeste. Quando os sentimentos são assim, verdadeiros e espontâneos, a sua transmissão está assegurada: Portishead ou, mais recentemente, Beirut, foram alguns dos projetos que se deixaram contaminar pelo sabor balcânico e exótico das suas composições.

Em 2011, o novo desafio de Jeremy e Heather é compor uma banda sonora original para acompanhar o visionamento integral da primeira obra-prima de Sergei Paradjanov. De origem arménia, também o realizador soviético se apaixonou por outras tradições e filmou um inebriante épico sobre a cultura e folclore do povo gutsul da Ucrânia. “As Sombras Dos Antepassados Esquecidos”, de 1964, conta uma história de amor e tragédia pintadas de cores pungentes e quase irreais, como uma lenda sem tempo, repleta de poesia, religião e feitiçaria, magistralmente filmado como uma dança alegórica e mágica nas montanhas dos Cárpatos. Jeremy Barnes poderá vir do Novo México, nos Estados Unidos da América, mas este filme é a sua verdadeira casa.

YouTube Preview Image

“Sombras dos Antepassados Esquecidos” (“Tini zabutykh predkiv”, 1964, 92 min.)
Sala Principal do Teatro Maria Matos
Terça-feira, 6 de dezembro, 22:00
12 euros; com legendas.
Acordeão, percussão e eletrónica: Jeremy Barnes
Violino, percussão e voz: Heather Trost
Realizador: Sergei Paradjanov
Argumento: Ivan Chendej, Mikhaylo Kotsyubinsky e Sergei Paradjanov
Interpretação: Ivan Mikolajchuk, Larisa Kadochnikova, Tatyana Bestayeva, Spartak Bagashvili, entre outros.

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Novembro 2011
    S T Q Q S S D
    « Out   Dez »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930