Festmag

Música no image

Published on Novembro 22nd, 2011 | by festmag

0

Produções Estaleiro iniciam carreira em festivais

As produções desenvolvidas pelos ateliers do ANIMAR, no âmbito do projeto Estaleiro e integrados no “Disco Voador”, dos Clã, começam agora a ser exibidas em festivais nacionais.

Desde janeiro de 2011, com o arranque do projeto, o Estaleiro tem promovido um conjunto de atividades culturais na cidade de Vila do Conde. Entre elas contam-se duas iniciativas de produção de filmes. Por um lado, através de vários ateliers escolares integrados no ANIMAR, o projeto produziu animações inspiradas no álbum infantil “Disco Voador” dos Clã (também uma encomenda do Estaleiro); por outro, a produção da Exposição Stereo, que juntou seis duplas de criadores portugueses (realizadores e artistas visuais com músicos) para a criação de 6 projectos audiovisuais que estiveram expostos na Solar e no Centro de Memória entre junho e setembro.

É este grupo de produções que inicia, já a partir deste mês, um conjunto de apresentações em vários festivais nacionais e internacionais. Desde o início do projeto que um dos vetores essenciais do Estaleiro foi a divulgação internacional das suas produções que está a ser gerida pela Agência da Curta Metragem, responsável pela programação destes filmes em festivais de cinema.

Em destaque nestas apresentações estão os projetos desenvolvidos no âmbito da Exposição Stereo, constituída pelas duplas João Salaviza + Norberto Lobo; Sandro Aguilar + Black Bombaim; Rodrigo Areias + The Legendary Tigerman; Bruno de Almeida + Manuel João Vieira; João Onofre + Adolfo Luxúria Canibal; Gabriel Abrantes + Pedro Gomes. Estas seis parcerias serão apresentadas numa sessão especial no 49.º Festival Internacional de Cine de Gijón, que decorre até 26 de novembro.

YouTube Preview Image

Para além desta apresentação especial, o filme “Strokkur”, realizado por João Salaviza e com música de Norberto Lobo, está selecionado para a competição oficial do Festival International du Film de Belfort – EntreVues (que decorre de 26 de novembro a 4 de dezembro) e para o Rencontres Internationales Paris/Berlin/Madrid, que decorre no Centre Pompidou, até 26 de novembro.

Também as produções desenvolvidas pelos ateliers do ANIMAR, integrados no “Disco Voador”, dos Clã, foram já exibidas em festivais nacionais. “O Belo Adormecido”, “Amigo do Peito” e “Chocolatando” foram selecionados para o festival Caminhos do Cinema Português (Coimbra, 9 a 17 de novembro) e os dois primeiros foram também selecionados para o Prémio Jovem Cineasta do Cinanima (de 7 a 13 de novembro, em Espinho).

YouTube Preview Image

“O Belo Adormecido” foi realizado por alunos da Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, sob orientação de Sandra Santos; “Amigo do Peito” foi realizado por alunos da Escola EB 1/JI de Real, Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, sob a orientação de Tânia Duarte e Ícaro; e “Chocolatando” foi realizado por alunos da Escola EB 2,3 Dr Carlos Ferreira Pinto, Junqueira, Vila do Conde, sob orientação de Lorenzo Degl’Innocenti e Vitor Estudante.

Siga-nos aqui:

Tags: , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑