Festmag

Cinema e TV no image

Published on Março 15th, 2012 | by festmag

0

“Dictado”, “Hell” e “Lobos de Arga” no 3.º SyFy Fest (com programação)

Fantasporto, Motelx, 24 horas de terror, Mostra SyFy… o que liga o melhor festival de cinema do país aos restantes eventos referidos? Pouco, além do gosto partilhado pelo cinema fantástico. Este ano, de 16 a 18 de março, no cinema S. Jorge, o SyFy Fest mostra aos alfacinhas mais ‘preguiçosos’ o grande vencedor do Fantasporto – “Hell”, de Tim Felhbaum – e o muito aplaudido e vencedor do prémio da crítica – “Lobos de Arga”, de Juan Martínez Moreno. “Dictado (Childish Games)”, um dos filmes sensação da Berlinale, tem honras de abertura, com a presença do realizador António Chavarrias.

Programação – 16 de março, sexta-feira

20:45 – “Dictado” (“Childish Games”), 2012, 95 min., de António Chavarrias, com Juan Diego Botto, Barbara Lennie, Nora Nava e Mágica Pérez.
A história começa quando Daniel e Laura (Juan Diego Botto e Bárbara Lennie), um jovem casal que acaba de sofrer um aborto, aceita acolher em sua casa a filha (Mágica Pérez) de um amigo de infância que acaba de se suicidar. Daniel começa a sentir como ameaçadoras algumas das ações da menina, que despertam nele medos e sentimentos de um passado que tinha decidido enterrar. «”Dictado” – afirma o realizador – é uma história negra sobre a infância e o peso que tem no mundo dos adultos».

YouTube Preview Image

Programação – 17 de março, sábado

15:45 – “A Guerra dos Tronos” (último episódio da T1) – entrada gratuita
Num mundo em que os verões duram décadas e os invernos se podem prolongar durante gerações, as tensões e jogos de poder fazem parte da vida. “A Guerra dos Tronos” é uma história coral, num mundo mágico: a história de sete reinos onde reis, rainhas, cavaleiros, vassalos, nobres e tiranos dançam numa batalha de traição, intriga, amor e luxúria. A primeira temporada da série segue várias famílias: os Stark, senhores do Norte, os Baratheon, que detêm a coroa do reino, os Lannister, a poderosa família que controla as finanças do reino e a coroa e os Targaryen, a quem a dinastia atual expulsou do trono. Entre eles, um enorme grupo de cortesãos, súbditos e mercenários desempenham um papel importante nas tramas cruzadas que compõem esta produção.

17:15 – “Shortcuts” – entrada gratuita
Para a terceira edição do Syfy Fest, o Shortcutz Lisboa selecionou algumas curtas que foram exibidas neste evento.

19:15 – “The Innkeepers”, 2011, 100 min., de Ti West, com Sara Paxton, Pat Healy, Kelly McGillis, Lena Dunham e George Riddle.
Depois de décadas de atividade, um hotel no estado de Nova Inglaterra está prestes a fechar portas. Claire e Luke, os seus últimos funcionários, decidem ficar para provar que se trata do hotel mais assombrado do país. Filho pródigo de Sitges, Ti West volta aos festivais – anteriormente com “The Roost” ou “The House of the Devil” – onde os improvisados caça-fantasmas devem evitar ser caçados primeiro. O filme tem elementos de suspense, de humor e terror (em dose dupla).

21:15 – “Hobo With a Shotgun”, 2011, 86 min, de Jason Eisener, com Rutger Hauer, Pasha Ebrahimi, Robb Wells, Brian Downey, Gregory Smith, Nick Bateman e Drew O’Hara.
Depois de vencer o concurso de trailers falsos em Grindhouse organizado por Robert Rodriguez, o canadiano Jason Eisener realiza este filme violento onde Hobo (Ruther Hauer), um vagabundo nómada, após uma grande viagem de comboio, vai ter a uma cidade sem lei chamada Hope Town. Ali, o mafioso local, Logan, transformou a cidade no seu campo de recreio particular, fazendo tudo à sua maneira. Hobo vai tentar manter-se à margem da espiral de violência e perversão que afeta a cidade, mas a sua bondade torna-se um fardo quando decide ajudar uma prostituta que tem problemas com um dos filhos de Logan. Hobo não tem outra alternativa a não ser fazer justiça por conta própria.

23:15 – “The Woman”, 2011, 101 min., de Lucky McKee, com Carlee Baker, Shana Barry, Marcia Bennett, Angela Bettis, Sean Bridgers e Lauren Ashley Carter.
Uma mulher ferida e vulnerável, última sobrevivente de um clã que arrasou a Costa Nordeste durante décadas, é presa fácil para um caçador que a rapta com o objetivo de “civilizá-la”. Contudo, o caçador dedica-se a torturá-la de forma sistemática, sem desconfiar que está a colocar em perigo a sua vida e a da sua família. “The Woman” é o novo filme de Lucky McKee, o aclamado realizador de “May”.

YouTube Preview Image

Programação – 18 de março, domingo

15:45 – “Atrocious”, 2010, 82 min., de Fernando Barreda Luna, com Cristina Valencia, Clara Moraleda, Chus Pereiro, Sergi Martin, Xavi Doz e José Masegosa.
A 4 de abril de 2010, membros da família Quintanilla Atauri são encontrados mortos na sua casa de campo. A polícia descobre a existência de fitas de vídeo com 37 horas de duração. Naquele mesmo mês de abril, dois produtores viram a oportunidade de criar um filme a partir do material encontrado. Convenceram o pai das vítimas a ceder-lhes os direitos e acordaram a omissão de determinadas partes que poderiam manchar a memória da família. “Atrocious” mostra as imagens reais de tudo o que aconteceu.

17:45 – “Hell”, 2011, 89 min., de Tim Fehlbaum, com Hannah Herzsprung, Stipe Erceg, Michael Kranz, Angela Winkler e Lars Eidinger.
Todos já passámos pelo incómodo de abrir a torneira e não sair uma gota de água. Peguemos nessa sensação e alarguemo-la a horas, dias, semanas, meses… anos. Marie, o seu namorado Philip e a sua irmã Leonie são três sobreviventes num mundo seco, que decidem dirigir-se às montanhas esperando encontrar água. No caminho vão encontrar Tom, um mecânico tão hábil quanto taciturno, que vai criar desconfiança e tensão no seio do grupo. Roland Emmerich apadrinha este thriller pós-apocalíptico, cujas imagens anunciam a barbárie de uma sociedade que acredita unicamente na sobrevivência.

19:45 – “Stake Land”, 2010, 98 min., de Jim Mickle, com Connor Paolo, Nick Damici, Kelly McGillis e Danielle Harris.
Numa América pós-apocalíptica onde uma misteriosa praga torna as pessoas em vampiros, um órfão (Connor Paolo) e um veterano caçador de vampiros (Nick Damici) dão início a uma viagem até ao norte, no Canadá, em busca de locais livres da doença e da loucura, procurando um clima frio que os mantenha afastados dos novos predadores.

YouTube Preview Image

21:50 – “Lobos de Arga”, 2012, 104 min., de Juan Martínez Moreno, com Carlos Areces, Gorka Otxoa, Luis Zahera, Secun de la Rosa e Mabel Ribera.
Em 1910, em Arga, uma pequena aldeia da Galiza, uma terrível maldição cai sobre a malvada marquesa de Mariño e seu filho, transformando-o em lobisomem no seu décimo aniversário. Cem anos depois, Tomás, um escritor falhado e último descendente masculino dos Mariño, regressa à localidade convencido de que vão homenageá-lo. Está enganado. Na verdade, os vizinhos pensam sacrificá-lo para acabar com o reinado de terror do lobisomem. Se não for feito o sacrifício cairá sobre Arga uma maldição de consequência terríveis e inesperadas.

Os ingressos têm um custo de três euros por filme. Pode ainda ser adquirido um passe especial por 14 euros que permite o acesso a todos os filmes da mostra.

Tags: , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑