Festmag

Cinema e TV no image

Published on Março 18th, 2012 | by Sofia Ferreira

0

Monstra 2012: «Ich bin ein lisboeta»

O Festival de Animação de Lisboa está de regresso e traz consigo muito cinema oriundo dos quatro cantos do mundo e em particular da Alemanha, o país convidado da edição deste ano. Apesar dos cortes no orçamento, a Monstra não baixou os braços e prepara-se para nos brindar com uma seleção fortíssima e diversificada de mais de uma centena de obras que prometem surpreender os espetadores.

Porque, segundo Fernando Galrito – o diretor artístico do festival, a Alemanha é «um país com uma das mais antigas tradições de cinema de animação», não é de admirar que a retrospetiva que a Monstra preparou se afigure como uma oportunidade única para ficar a conhecer o melhor da cinematografia alemã, dividida em seis temas (A Vida das Coisas, Música e Coreografia, Viajantes do Tempo e Espaço, Sátira, Alemanha Internacional e Programação Infantil – Aventureiros), desde os anos 20 até à atualidade. Destaque também para os trabalhos dos realizadores Lotte Reiniger, Bruno Böttge e Raimund Krumme, que estará na sessão de abertura.

Sempre muito presente no festival ao longo destes 12 anos de Monstra, o Japão participa nesta edição com uma retrospetiva especial onde se destacam dois filmes: o clássico Manga “Ghost in the Shell 2 – Innocence” de Mamoru Oshii e “Winter Days” em jeito de homenagem a Kihachiro Kawamoto, falecido em 2010.

YouTube Preview Image

Para além das habituais secções de competição internacional, nacional, estudantes e curtíssimas, este ano, num esforço conjunto com a Sociedade Portuguesa de Autores, a Monstra cria o prémio SPA/Vasco Granja (um dos grandes divulgadores do cinema de animação no nosso país) no valor de cinco mil euros para o melhor filme português produzido em 2011.

Há espaço ainda para espetáculos, duas exposições no Museu da Marioneta (Marionetas de Animação e Projecto [RE]Animar), os Óscares da animação, workshops, masterclasses, os clássicos “Fritz the Cat” e “Bambi”, que comemora 70 anos, e como não podia deixar de ser a Monstrinha para os mais pequenos.

Nesta 12ª. edição, a Monstra vai andar à solta entre os dias 19 e 25 de março pelos cinemas São Jorge e City Alvalade, Museu da Marioneta e Fundação Calouste Gulbenkian.

YouTube Preview Image

Para mais informações sobre os horários das sessões e preços podem consultar o programa completo aqui.

Siga-nos aqui:

Tags:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑