Festmag

Cinema e TV no image

Published on Abril 20th, 2012 | by festmag

0

Curta documental “Praxis” em competição oficial no festival Vision du Réel

“Praxis”, filme sobre praxes nas Universidades portuguesas que venceu o DocLisboa 2011, tem estreia internacional no Vision du Réel, um dos mais importantes festivais de documentário do mundo.

Realizado por Bruno Moraes Cabral e produzido pela jovem produtora Garden Films, o documentário “Praxis” prepara-se para representar Portugal na Seleção Oficial do Festival Vision du Réel, que decorrerá na Suíça, entre 20 e 27 de abril. Poucos dias depois será projetado no Documenta Madrid, o maior festival de Espanha dedicado ao género.

Vencedor do prémio de melhor curta-metragem portuguesa no DocLisboa 2011, “Praxis” leva-nos a observar vários momentos da praxe nos primeiros meses de aulas, em Universidades de norte a sul do país. «Um olhar penetrante sobre um ritual de passagem que tem tanto de moderno como de primitivo, entre brincadeiras inocentes e sinais de fascismo banal», segundo a programação do festival Vision du Réel.

A descodificar a realidade desde 1969, este é um dos mais antigos festivais de documentário do mundo, também conhecido pelo seu importante mercado. Só a edição de 2012, contou com 3500 filmes a concurso, dos quais apenas 110 trabalhos provenientes de 47 países foram seleccionados.

YouTube Preview Image

Responsável por servir de mote a um intenso debate no Facebook, que extrapolou a web e chegou mesmo à Assembleia da República, o documentário de Bruno Moraes Cabral tem sido projectado entretanto em várias Universidades do país, somando neste momento 3000 espetadores em sala e mais de 14 mil visualizações do trailer no Youtube. Com a apresentação na Suíça, “Praxis” inicia assim a sua digressão internacional.

Siga-nos aqui:

Tags: ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑