Festmag

Cinema e TV no image

Published on Abril 12th, 2012 | by festmag

0

LisbonTalks: O cinema independente e a adaptação à mudança

As LisbonTalks, debates e conversas organizadas em parceria com a Universidade Lusófona, serão espaços de estímulo à criatividade, à discussão e à formação, e realizam-se de 29 de abril a 4 de maio no Cinema São Jorge e Hotel Flórida.

Primeiro debate-se o atual cinema português e a melhor forma de o produzir, promover e distribuir face à conjuntura económica no seminário “O estado do cinema Português: criatividade vs economia”, moderado por Paulo Viveiros (Universidade Lusófona). Entre outros convidados, o LisbonTalks conta com a presença de Daniel Chabannes, da Epicentre Films, responsável pela distribuição em França das obras mais recentes de Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues.

Seguir-se-á o debate “Distribuição Independente ou alternativa e criação de novos públicos”, que conta com a presença de Pandora da Cunha Telles (fundadora da Ukbar Filmes), uma conversa que irá explorar o tema da procura de um público mais alargado. Em debate estará a nova cinematografia suíça – secção Cinema Emergente do festival – debate que contará com os realizadores Ursula Meier e Lionel Baier, entre outros convidados, e que será moderado por Ariel Schweitzer, crítico da Cahiers du Cinéma.

As LisbonTalks apresentam também um olhar renovado – na perspetiva de novos autores – sobre o panorama nacional no debate “O cinema português visto pelos mais novos – Reflexão sobre o atual estado do cinema português”, sem esquecer as estruturas que dão corpo à criação, como a construção de uma narrativa adaptada aos novos meios de comunicação digital, um debate moderado por Manuel José Damásio (diretor da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona) e Possidónio Cachapa (argumentista, realizador e programador), e cujo fio condutor será a maximização das ferramentas virtuais. As LisbonTalks’12 encerram com um debate sobre “A importância do som no cinema”.

Programa LisbonTalks

– Seminário “O estado do cinema Português: criatividade vs economia”
Domingo, 29 de abril, das 09:30 às 17:00, Hotel Flórida

– “Distribuição Independente ou alternativa e criação de novos públicos”
Segunda-feira, 30 de abril, Cinema São Jorge, sala 2, às 18:30, entrada livre

– “Um caso à parte – o novo cinema suíço”
Terça-feira, 1 de maio, Cinema São Jorge, sala 2, 18:30, entrada livre

– “O cinema português visto pelos mais novos – Reflexão sobre o atual estado do cinema português”
Quarta-feira, 2 de maio, Cinema São Jorge, sala 2, 18:30, entrada livre

– “Construção de novas narrativas como resposta aos novos media”
Quinta-feira, 3 de maio, Cinema São Jorge, sala 2, 18:30, entrada livre

– “A importância do som”
Sexta-feira, 4 de maio, Cinema São Jorge, sala 2, 18:30, entrada livre

Siga-nos aqui:

Tags:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑