Festmag

Cinema e TV no image

Published on Abril 12th, 2012 | by festmag

0

Noiserv e três clássicos mudos do cinema português na abertura do Panorama

Sexta, 13 de abril, às 21:00, no Cinema São Jorge, o Panorama 2012 abre com uma sessão “histórica” dedicada à imagem muda, tema dos Percursos no Documentário Português, recriando o ambiente vivido em Lisboa no V Congresso Internacional da Crítica, em setembro de 1931.

Com a presença de críticos e personalidades internacionais como Luigi Pirandello, foi há 81 anos atrás que teve lugar a estreia de “Douro, Faina Fluvial”, de Manoel de Oliveira (1931, 19 minutos), um filme que desempenhou um papel incontornável no lançamento do realizador português para as luzes da ribalta internacional.

Nesta mesma ocasião foram ainda exibidos “Nazaré, Praia de Pescadores” (1929, 15 minutos), de Leitão de Barros, e “Alfama, a Velha Lisboa” (1930, 25 minutos), de João Almeida e Sá, tendo este último recebido um prémio durante esse congresso.

YouTube Preview Image

O Panorama 2012 deu carta-branca a Noiserv (guitarra, acordeão, megafone e harmónica) para musicar os dois primeiros filmes que serão exibidos nesta sessão – “Nazaré, Praia de Pescadores” e “Alfama, a Velha Lisboa”, enquanto “Douro, Faina Fluvial” será exibido com a banda sonora original de Luís de Freitas Branco.


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑