Festmag

Cinema e TV no image

Published on Abril 12th, 2012 | by festmag

0

Oficina de direção de fotografia de Rui Poças em Vila do Conde

Rui Poças, um dos mais experientes diretores de fotografia do cinema português, responsável pelo preto e branco do último filme de Miguel Gomes, “Tabu”, dará uma masterclass a 27 de abril no Campus da Universidade Católica, no Porto, e um workshop sobre direção de fotografia nos dias 28 e 29 de abril Centro de Memória de Vila do Conde.

Este workshop de dois dias permitirá desenvolver competências de direção de fotografia e iluminação enquanto ferramenta criativa e através da utilização criativa da fonte de luz.

Através da vasta experiência de cerca de 20 anos a trabalhar em cinema e publicidade, Rui Poças irá debruçar-se sobre o estudo da natureza da luz, o desenvolvimento de técnicas de iluminação e como a câmara e o design de luz podem e devem ser utilizados para servir os propósitos duma determinada narrativa assim como a relação da fotografia com o argumentos, a direção de arte e a realização.

Será então abordada a questão de como um diretor de fotografia, através duma iluminação criativa, deve materializar em imagens a visão dos autores do filme e como os seus conhecimentos e experiência devem conjugar-se em total sintonia com o realizador e com projeto.

O workshop destina-se a estudantes, recém formados ou participantes que tenham alguns conhecimentos sobre direção de fotografia e iluminação e que pretendam ver os seus conhecimentos aprofundados no campo da utilização da luz enquanto ferramenta criativa.

Seguindo uma metodologia demonstrativa e participativa, com realização de exercícios práticos, este workshop tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos formandos, dando-lhes uma perspetiva mais rica no ponto de vista artístico na captação e iluminação de imagens.

YouTube Preview Image

Na masterclass, o diretor de fotografia falará da sua experiência e da sua colaboração com alguns dos realizadores com os quais trabalhou como Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Jorge Silva Melo, João Mário Grilo, John Malkovitch, Margarida Gil, Frank Beauvais e Sebastien Lifshitz.

Abordará ainda o seu método de trabalho e falar sobre as suas opções criativas na utilização da luz e debruçar-se na questão de como um diretor de fotografia deve materializar em imagens, e como os seus conhecimentos e experiência devem conjugar-se em total sintonia com o realizador e com o projeto.


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑