Festmag

Cinema e TV no image

Published on Maio 7th, 2012 | by Sofia Ferreira

0

IndieLisboa 2012: “De Jueves A Domingo” vence Grande Prémio Cidade de Lisboa

A chilena Dominga Sotomayor é a grande vencedora da competição internacional da edição deste ano do IndieLisboa ao receber o Grande Prémio Cidade de Lisboa, no valor de 10.000 euros, pelo filme “De Jueves A Domingo”, um road movie familiar.

YouTube Preview Image

Na secção de competição nacional, o júri internacional de longas-metragens, constituído por Lionel Baier, João Canijo e Agnès Wildenstein, decidiu atribuir o prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa a “Jesus Por Um Dia” de Helena Inverno e Verónica Castro e o prémio Distribuição TVCine a Alessandro Comodin pelo seu “Léstate di Giacomo”.

“Whores’ Glory” de Michael Glawogger, realizador homenageado na terceira edição do festival, arrecadou o Prémio do Público deste ano com o seu documentário sobre prostituição em três países diferentes, enquanto o público mais jovem escolheu atribuir o prémio Indie Junior Estrelas e Ouriços a “O Cão e a Chave”, de Hee Jung Kim.

YouTube Preview Image

“Meet The Fokkens” de Gabriëlle Provaas e Rob Schröder vence o prémio RTP Pulsar do Mundo e recebe, juntamente com “Bon Voyage” de Fabio Fridli, a menção honrosa atribuída pelo júri da Amnistia Internacional que premiou ainda “From This Day To Where” de Matias Rygh e Mathias Eriksen.

O prémio Árvore da Vida para Melhor Filme Português foi atribuído a “Luz Da Manhã” de Cláudia Varejão e “Mupepy Munatim” de Pedro Peralta recebeu a menção honrosa. O júri TAP, composto por Antonieta Pezo, José Manuel Serradas e Miguel Pires Ramos, entregou a Pocas Pascoal o Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa de Ficção para o filme “Por Aqui Tudo Bem” e o Melhor Documentário Português foi recebido por João Mário Grilo com “A Vossa Casa”.

Mais informação sobre os vencedores e prémios pode ser consultada aqui.

O IndieLisboa despede-se da capital com um saldo positivo (viu aumentar o número de espetadores face à edição de 2011) e, à semelhança de anos anteriores, segue em frente para outras cidades como Vila Nova de Famalicão, Angra do Heroísmo, Coimbra, Castro Verde, Odivelas, Montemor-o-Novo e Santarém.

Siga-nos aqui:

Tags: ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑