Festmag

Cinema e TV no image

Published on Maio 7th, 2012 | by Sofia Ferreira

0

IndieLisboa 2012: “Juku” e “Cama de Gato” vencem na categoria de curtas-metragens

Já são conhecidos os vencedores da 9.ª edição do IndieLisboa na categoria de curtas-metragens, que este ano apresentou cerca de uma centena de obras divididas pelas várias secções do festival.

O Júri internacional, composto por Maria João Madeira, Paolo Moretti e Gabriel Spahiu, atribuiu o Grande Prémio de Curta-Metragem, no valor de 5.000 euros, a “Juku” de Kiro Russo, cuja ação se passa numa mina de estanho na Bolívia. O júri decidiu ainda conceder duas menções honrosas a “The Great Rabbit” de Wada Atsushi e “Praça Walt Disney” de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Na categoria nacional, “Cama de Gato”, de Filipa Reis e João Miller, arrecadou o Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta-Metragem Portuguesa e “Kali, o Pequeno Vampiro” de Regina Pessoa recebeu a menção honrosa.

O Prémio do Público este ano foi entregue a “Retour À Mandima” de Robert-Jan Lacombe, que acompanha o regresso do realizador à aldeia na República Democrática do Congo onde passou os primeiros 10 anos da sua vida e o reencontro com os amigos de infância que deixou para trás. Um relato sentido e emotivo que parece ter cativado o público português.

João Salaviza foi considerado o melhor realizador português pelo filme “Cerro Negro” ao receber o Prémio Obviosom/Gripman/Restart e Salomé Lamas foi distinguida com o Prémio Novo Talento Fnac com “Encounters With Landscape (3x)”.

YouTube Preview Image

O Júri RTP Onda Curta, constituído por João Garção Borges, Ailton Franco Jr. E Niclas Gillbert, decidiu premiar ainda “Chefu’” de Adrian Sitaru, “Fancy-fair” de Christophe Hermans, “Kali, o Pequeno Vampiro” de Regina Pessoa e “Ovos De Dinossauro Na Sala de Estar” de Rafael Urban.

Mais informação sobre os vencedores e prémios pode ser consultada aqui.

Siga-nos aqui:

Tags: , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑