Festmag

Cinema e TV no image

Published on Junho 15th, 2012 | by festmag

0

“2012 Odisseia Kubrick” na Solar – Galeria de Arte Cinemática a partir de 29 de junho

A exposição “2012 Odisseia Kubrick” estará patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática e no Centro de Memória, em Vila do Conde, a partir do dia 29 de junho.

“2012 Odisseia Kubrick” promete ser uma celebração do génio do cineasta e do lastro da influência das suas obras. O momento mais importante desta celebração centra-se numa exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, que inclui obras de realizadores e artistas visuais que se apoiam na importância filosófica e cinematográfica de Stanley Kubrick. Serão, por isso, exibidas obras de Graham Gussin, Johan Thurfjell, Nicolas Provost, e dos portugueses Pedro Tudela, Miguel Soares, Alexandre Estrela, João Tabarra e João Onofre.

As obras que integram esta exposição, maioritariamente produzidas no século XXI, resultam, por um lado, de um fascínio por algumas das obras mais populares de Kubrick, como “2001: Odisseia no Espaço” ou “The Shinning”, bem como da simpatia revelada pelo humanismo austero do realizador, uma das figuras mais marcantes do cinema da segunda metade do século XX. Por outro lado, alguns dos vídeos apresentados resultam de uma apropriação aleatória de imagens preexistentes de filmes de Kubrick e abertas a novas significações.

Esta exposição integra a programação do 20.º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, durante o qual será exibido um programa de filmes de Stanley Kubrick e de dois documentários alusivos à sua obra e ao lastro deixado por alguns dos seus filmes na cultura popular contemporânea. A acompanhar esta Exposição haverá um programa paralelo que exibirá alguns dos filmes mais populares de Stanley Kubrick, como “The Shining” ou “A Laranja Mecânica” e outros menos conhecido, como “The Killing”.

Outro dos pontos altos de “2012 Odisseia Kubrick” será a exibição do documentário “Stanley Kubrick – A Life in Pictures” (2001), com a presença do seu realizador, Jan Harlan. Harlan, que acompanhou de perto a vida pessoal de Kubrick pois é irmão de Christiane Kubrick, viúva do realizador, foi produtor executivo de vários dos seus filmes e acompanhou a preparação do épico “Napoleão”, um projeto que infelizmente nunca chegou a ser realizado. Durante a sua passagem por Vila do Conde, Harlan orientará ainda uma masterclass sobre a obra de Kubrick.

Outro documentário, “Room 237”, de Rodney Ascher, será outro momento de destaque, estreado mundialmente no festival de Sundance e na Europa em Cannes.

YouTube Preview Image

Obras em exposição
“Solar Circle”, de Alexandre Estrela, 2012, instalação e projeção vídeo

“Beyond the Infinite”, de Graham Gussin, 1994

“Untitled (2001)”, de João Onofre, 1999, video, sem som, 00:40, loop

“Moon Watchers Defeat”, de João Tabarra, 2007, vídeo, 00:48

“Do you have the Shine?”, de Joan Thurfjell, 2002, 05:30

“Space Junk beta 1.0”, de Miguel Soares, 2001, Animação 3D, cor, som, 04:42

“Time Zones”, de Miguel Soares, 2003, vídeo e animação 3D, 05:28

“Induction”, de Nicolas Provost, 2006, vídeo, som, 10:00

“Masked Wall”, de Pedro Tudela, 2000/2012, instalação, sonora, 09:28

“Odyssey”, de Sheena Macrae, 2007, video, 07:20

Programa paralelo de cinema
“The Shining”, de Stanley Kubrick, Reino Unido, 1980, FIC, 02:24:00
Início de uma retrospetiva à volta da influência de Stanley Kubrick, com um clássico de terror do cineasta. Com um guião que coadaptou a partir de um romance de Stephen King, o Kubrick conjuga atuações vívidas, cenários tenebrosos, cenas em movimento de sonho e choque atrás de choque, tornando o filme num marco do macabro.

“The Killing”, de Stanley Kubrick, EUA, 1956, FIC, 01:25:00
Crime, drama, film noir, thriller. O ex-condenado Johnny Clay tem um plano para se apropriar de dois milhões de dólares num esquema de roubo a um hipódromo. Apesar de todos os cuidados engendrados, Clay e os seus homens elaboraram um plano falhado, subestimando o perigo que representava Sherry Peatty.

“Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, Reino Unido, 1971, FIC, 02:17:00
Filme de culto do cineasta, “Laranja Mecânica” terá sido também um dos mais polémicos. Violento, arrebatador, conquistador, entusiasta, violador: Alex é um hooligan exagerado e diverte-se muito… à custa da tragédia de terceiros. A sua viagem de punk amoral a cidadão perfeito e fruto de uma lavagem cerebral a punk novamente, forma o arco dinâmico da visão choque do futuro de Stanley Kubrick a partir do romance de Anthony Burgess.

“ROOM 237”, de Rodney Ascher, EUA, 2012, DOC, 01:41:00
Muitos filmes têm suas próprias interpretações obscuras, mas nenhum é tão rico e complexo como o clássico de terror “The Shining”, de Stanley Kubrick. No documentário “Room 237”, os autores ouviram pessoas que acreditam ter descodificado os símbolos e as mensagens ocultas enterrados no filme do cineasta.

“Stanley Kubrick: A Life In Pictures”, de Jan Harlan, EUA, 2001, DOC, 02:21:00
Jan Harlan usa as vozes e as visões de personalidades como Jack Nicholson, Tom Cruise, Nicole Kidman, Woody Allen, Martin Scorsese, para citar apenas alguns, para construir um retrato sobre o homem com quem trabalhou mais de 30 anos.

Masterclass de Jan Harlan
Harlan acompanhou de perto a vida pessoal de Kubrick: é irmão de Christiane Kubrick (viúva do realizador), foi produtor executivo de vários dos seus filmes e acompanhou a preparação do épico “Napoleão” (projeto nunca realizado). Depois da projeção de duas curtas de Kubrick, Harlan falará da sua experiência de trabalho com um dos mais fascinantes autores da história do cinema.

Exposição
Solar – Galeria de Arte Cinemática e Centro de Memória, de 29 de junho a 11 de novembro
Horário durante a realização do 20.º Curtas Vila do Conde: 14:00 – 24:00 (Solar); 10:00 – 18:00 (Centro de Memória); Entrada livre

Siga-nos aqui:

Tags: , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑