Festmag

Música no image

Published on Junho 15th, 2012 | by festmag

0

Espetáculo La Notte Della Taranta em dia extra no FMM Sines 2012

O programa de concertos do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo 2012 terá um dia extra, 25 de julho, quarta-feira. No Castelo de Sines, a noite será preenchida com um espetáculo protagonizado pelo Ensemble La Notte Della Taranta, que transporta para o palco a essência de um dos mais importantes festivais italianos de música popular. A entrada é livre.

O Castelo de Sines recebe, na noite de quarta-feira, 25 de julho, às 22:00, um espetáculo que sintetiza o melhor de um dos mais importantes festivais italianos, La Notte Della Taranta. A música de La Notte della Taranta chega do “salto da bota” da Península Itálica, a região de Salento, na Apúlia (Puglia), e baseia-se na tradição da “pizzica”, uma dança tradicional muito veloz, utilizada pelos camponeses como tratamento para a picada da tarântula (“taranta”, em italiano).

Desde 1998, música de transe com origem nesta dança é tocada, cantada e bailada, em agosto, num grande festival distribuído por várias povoações do Salento e com um concerto final na vila de Melpignano, em que têm participado como diretores musicais grandes nomes da música italiana e internacional (Piero Milesi, Ludovico Einaudi, Joe Zawinul e Stewart Copeland, entre outros).

Segundo a organização do FMM, o que se verá em Sines é um ensemble composto por alguns dos músicos que mais ativamente têm participado neste festival, uma síntese do melhor da sua experiência de 14 anos e dos arranjos que os vários diretores têm feito na transformação do repertório original.

Pela sua atividade na difusão cultural da “pizzica” no mundo, que continua agora em Sines, o grupo recebeu a cidadania honorária da Grecìa Salentina, uma área do Salento onde se fala o “griko”, um dialeto do grego, e que é o coração desta tradição musical.

YouTube Preview Image

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo decorre em dois períodos: 19 a 21 de julho (1.º fim de semana) e 25 a 28 de julho (2.º fim de semana). O programa de iniciativas paralelas decorre entre 19 e 28 de julho. Hugh Masekela, Mari Boine, Béla Fleck, Oumou Sangaré, Tony Allen, Marc Ribot, Fatoumata Diawara, Bombino e Gurrumul são alguns dos artistas confirmados para esta edição do festival.

Siga-nos aqui:

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑