Festmag

Literatura no image

Published on Junho 25th, 2012 | by Manaíra Athayde

0

FLIP: O maior festival literário do Brasil

Paraty. É nesta pequena cidade fluminense, a meio caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo, que decorre a maior festa literária do Brasil, da qual já participaram José Luís Peixoto (2005, 2008 e 2012), António Lobo Antunes (2009), José Saramago (2010, em vídeo) e que, ano passado, projetou o escritor Valter Hugo Mãe do outro lado do Atlântico.

Instalação em frente à Tenda dos Autores. Foto: Manaíra Athayde

Atlântico este, aliás, que faz parte intrinsecamente da história da região, que se destacou no século XVIII como um importante porto de escoamento de ouro e pedras preciosas para Portugal.

Mas a grande preciosidade hoje na região está longe da que se valeu no período colonial. A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é atualmente o grande erário do lugar, proporcionando ao longo de uma década o desenvolvimento da produção local. O evento movimenta anualmente cerca de 13 milhões de reais [5,2 milhões de euros], valor que supera as receitas de qualquer outra época de alta estação.

Tenda dos Autores, principal espaço do festival. Foto: Manaíra Athayde

Nesta 10.ª edição, Jonathan Franzen encabeça a lista dos principais convidados. O escritor norte-americano, capa da Time de agosto de 2010, apresentar-se-á na última mesa do dia 06 de julho. O veterano Ian McEwan, presente na primeira edição do festival, em 2004, também se faz bastante aguardado, num dos encontros que promete ser o ponto alto do dia 07 de julho. Três dias antes, no primeiro dia de festival, Antonio Cicero e Silviano Santiago apresentam «Drummond 110», inaugurando os painéis, que decorrerão ao longo de todo o evento, em homenagem ao poeta que este ano completaria 110 anos. Luis Fernando Veríssimo também estará na abertura, encerrada com o concerto do cantor pernambucano Lenine. Zuenir Ventura e João Ubaldo Ribeiro completam a lista de protagonistas da literatura brasileira no evento, enquanto os romancistas José Luís Peixoto e Dulce Maria Cardoso representam Portugal nesta edição.

Para saber mais, a FEST MAGAZINE realiza, em direto do Rio de Janeiro, uma entrevista exclusiva com Mauro Munhoz, fundador e diretor da FLIP.

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑