Festmag

Crónicas no image

Published on Julho 9th, 2012 | by Paula Lagarto

0

Crónica SBSR: Sem vacinas, nem cura para ‘Generation Gap’ no último dia do festival

«A senhora vai bazar?». A pergunta foi feita ao meu lado, mas podia ter sido para mim quase no final do concerto de Regina Spektor no final do Super Bock Super Rock (SBSR), que antecedia o encerramento do festival com a atuação de Skrillex. A atuação do músico que se centra no dubstep “bué pesado”, como me foi explicado no almoço de domingo pelo meu sobrinho de 20 anos, foi mudada do palco principal para o secundário. E o choque de gerações e de gostos musicais provou não ter vacinas, nem cura.

«Ainda tem muitas músicas para cantar?», agora a pergunta era-me dirigida e sobre Regina Spektor, que sentada ao piano, agradecia o entusiasmo do público. Mas entre os muitos “Regina” e “I love you” também havia esperanças gritadas para que a russa abandonasse depressa o palco e desse lugar a Skrillex, cujo visual de óculos de massa e piercings era repetido pela plateia.

Logo no nome mais sonante da noite do último dia, Peter Gabriel, a idade tinha aumentado a pique no recinto, se bem que a média, segundo os meus olhos, continuava abaixo dos 18 anos. O fundador dos Genesis voltou a Portugal acompanhado por uma orquestra para revisitar músicas suas e dos outros, como da própria Regina Spektor. De vermelho e negro, a cantora fez companhia a Peter Gabriel e a duas vozes encheram a noite com “Aprés Moi”.

No concerto de St. Vicent, a idade só me afetou porque a geração mais nova parece-me sempre mais alta, o que obriga a constantes deslocações para procurar a melhor vista sobre o palco que fica cheio com a ‘pequena’ Annie Clark. A atuação da vocalista/guitarrista convenceu-me a escolhe-la para o meu top no SBSR, isto quando ainda só falamos da performance em “Cruel”, “Cheerleader” ou “Laughing With A Mouth Of Blood e “Save Me From What I Want”. Recordando um encontro recente em Londres com os Pop Group que avivou memórias de Sid Vicious dos Sex Pistols e do início do punk, St. Vicent deu o mote para a sua versão de “She Is Beyond Good And Evil”.

O original dos Pop Group antecedeu o encontro mais imediato de um artista com o público nesta 18.ª edição do SBSR. Annie aproximou-se do palco e ‘mergulhou’ na multidão, que a levantou no ar e até de cabeça para baixo e a fez ‘surfar’ de um lado para o outro. Mas o momento que vai ficar guardado para todos baralhou as contas. Quem queria guardar o lugar para Regina Spektor teve de fazer um esforço para voltar para a frente.

Desisti de descer ao outro palco para ver uma das bandas do festival, The Shins. O aperto era de tal ordem entre a multidão, que além do esforço físico, tive de juntar o mental para negociar o maior conforto possível, durante o concerto. E que não foi muito porque a medo a geração da qual tenho o tal ‘gap’ facilitava um pouco o seu lugar para que eu visse «aquela que até faz beat box e tem uma ‘ganda voz’». Essa geração precavia-se, porém, de que eu cumpria a palavra quando disse que não ia ficar para ver Skrillex.

E a palavra só esteve em perigo de não ser cumprida porque os poucos que queriam sair ficavam presos entre a multidão que queria ficar. De Skrillex só ouvi uma música em casa através da internet e acho que não volto a repetir o ‘play’, ao contrário de outras atuações destes três dias. Vou continuar de olhos e ouvidos colocados nos sons sulistas dos Estados Unidos e no improviso de Brittany Howard dos Alabama Shakes, no rock cru de Hanni El-Khatib, na timidez doce de Perfume Genius, na ‘escuridão’ dos The Horrors e na dança de The Rapture.

E mal habituada em ver concertos perto do palco, porque esta foi a edição com menos pó do SBSR, mas também de pouca gente.

Tags: ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Julho 2012
    S T Q Q S S D
    « Jun   Ago »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031