Festmag

Música no image

Published on Julho 29th, 2012 | by Inês Henriques

0

Pink Martini: Como pelos ouvidos se dá a volta ao Mundo em duas horas

Um concerto ao ar livre merece uma noite daquelas de verão. Em Cascais, na sexta-feira, o céu ameaçava as cabeças de quem se dirigiu ao hipódromo para ver Pink Martini. Mas eram só ameaças, até porque na terra o ambiente era de pura tranquilidade e muito sereno.

As pessoas foram chegando e a plateia ficou composta para assistir a uma verdadeira volta ao Mundo musical, em que o ‘chip’ linguístico muda a cada cinco minutos. São assim os norte-americanos Pink Martini. Lauderdale em boa hora teve a brilhante ideia de reunir uma pequena orquestra. Vendo com os olhos bem abertos ou fechando-os suavemente para apenas ouvir, é uma delícia.

China Forbes não foi a protagonista. Há um ano a recuperar de uma cirurgia, deu lugar a Storm Large. Mulher alta, loura, num vestido verde-água que deixava claras todas as formas de um corpo. La femme fatale, com uma voz condicente com a figura, poderosa. São diferentes. O projeto ganha outra direção.

Durante duas horas, do inglês ao português, passando pelo turco, francês, italiano, japonês e romeno, muitas foram as canções que passaram pelo palco. O repertório é extenso e eram precisas, pelo menos, mais umas quatro horas para que todas tivessem direito a ser ouvidas. E ali se ficavam mais essas horas, sem que fosse um fardo.

E quem consegue passar do pop ao momento celestial? Eles. Só eles. Os sentimentos parecem montanhas russas. Num momento, agitam-se pés e mexem-se ombros ao som de “Yolanda” e “Lilly”, e no momento seguinte tudo se torna introspetivo quando o violoncelo de Pansy Chang toca “The Black Swan”. E ao fundo, Storm sussurra para um microfone, como o eco.

YouTube Preview Image

Os Pink Martini ainda são um grupo para um pequeno nicho. Sabem como lidar com o público, sabem como o captar. Disso foi prova o encore. “Una notte a Napoli” tirou a timidez de um público com vontade de dançar há muito, que se aconchegou junto do palco. E “Brazil”, já com toda a gente de pé, obriga os 12 componentes do grupo a voltar rapidamente a Portugal.

Tags: ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “FMM Sines”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Julho 2012
    S T Q Q S S D
    « Jun   Ago »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031