Festmag

Música no image

Published on Julho 18th, 2012 | by festmag

0

Staff Benda Bilili substitui Gurrumul no FMM Sines 2012

O grupo congolês Staff Benda Bilili regressa a Sines no dia 26 de julho, quinta-feira, no âmbito da 14.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, que se realiza entre 19 e 28 de julho.

Staff Benda Bilili, responsáveis por um dos melhores concertos da história do festival, em 2010, regressam à “capital portuguesa” das músicas do mundo na sequência do cancelamento do concerto do australiano Gurrumul, por motivo de doença.

Um dos maiores casos de sucesso da música africana dos últimos anos, o grupo Staff Benda Bilili nasceu em Kinshasa, República Democrática do Congo, e é formado por músicos deficientes motores que dormiam e ganhavam a vida na rua a cantar e tocar para os transeuntes.

Musicalmente, Staff Benda Bilili é uma mistura de ritmos tradicionais, funk e a versão local da rumba. Os músicos cantam, dançam e tocam em guitarras e instrumentos criados pelos próprios com os objetos que encontram na rua. As letras das suas músicas são verdadeiras crónicas da vida da capital congolesa.

O álbum de estreia do grupo, “Très Très Fort” (Crammed), gravado no zoo de Kinshasa por Vincent Kenis, produtor de Konono n.º 1, Kasaï Allstars e de toda a série Congotronics, chegou ao 1.º lugar da World Music Charts Europe em maio de 2009, foi considerado o melhor desse ano pela fRoots e foi eleito o melhor álbum de “world music” de 2009 pela Mojo.

O prémio Womex, normalmente só entregue a músicos no final de uma longa carreira, foi-lhes atribuído em 2009 em reconhecimento do seu exemplo extraordinário de dedicação à música. Em 2010, foi eleito o melhor grupo do ano nos prémios Songlines Music Awards.

Os Staff Benda Bilili acabam de gravar o seu novo álbum, intitulado “Bouger le Monde” (“Make the World Shake”), que será lançado em setembro, na Crammed Records, já sendo conhecido o seu primeiro
single, “Osali Mabe”.

YouTube Preview Image

A presença dos Staff Benda Bilili obrigou à alteração do alinhamento dos concertos da noite em que realiza, que passa a ser o seguinte:

Castelo – quinta, 26 de julho
21:45 – Astillero (Argentina)
23:15 – Fatoumata Diawara (Mali)
00:45 – Staff Benda Bilili (R. D. Congo)

Siga-nos aqui:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑