Festmag

Literatura no image

Published on Agosto 1st, 2012 | by Manaíra Athayde

0

FLIP: Escritores brasileiros falam de suas afinidades com Portugal

A 10.ª edição da FLIP teve como protagonistas da literatura brasileira os autores de renome Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro e Zuenir Ventura. O autor de telenovelas e escritor Walcyr Carrasco também compôs o ‘time’ que integrou mesas centrais do festival. A FEST MAGAZINE conversou com eles para saber a relação das suas obras com a produção literária portuguesa e as vivências de cada um em terras lusitanas.

Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e João Ubaldo Ribeiro. Foto: Manaíra Athayde

O jornalista Zuenir Ventura, com mais de quatro décadas de carreira e êxitos literários como «1968: O Ano que Não terminou» e «Cidade Partida», conta que «detestava as obras de Eça de Queirós na escola secundária. Quando entrei na Faculdade de Filosofia [na Universidade Federal do Rio de Janeiro], a professora Cleonice Berardinelli, que ensinava a cadeira de Língua e Literatura Portuguesa –  e ainda hoje é a maior autoridade nesta área no Brasil –, fez a minha cabeça e me mostrou o quanto é bonita a literatura lusitana», afirma.

Dos escritores atuais, Zuenir Ventura destaca Miguel Sousa Tavares, que «veio aqui [Rio de Janeiro], depois de fazer a apresentação do meu livro “Inveja em Portugal” [1998], e estava lá em casa tomando uma ‘caipinha’ e tal e de repente atende o celular [telemóvel] e vai andando até o parapeito… Quase que cai do 5º andar, onde moro [em frente à praia de Ipanema]. Eu disse: “Miguel, o problema não era você morrer, e sim sair nos jornais no dia seguinte: ‘Autor de Inveja mata autor português de sucesso’ ”» [risos].

Já Luis Fernando Veríssimo, filho de Érico Veríssimo, um dos ícones do modernismo brasileiro, conta que conheceu Lisboa em 1959, numa das muitas viagens que fez com o pai, «ainda na era salazarista, e desde então tenho voltado sempre. Acho Lisboa uma das melhores cidades da Europa hoje, um lugar muito agradável, com o qual me identifico».

Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, José Saramago e António Lobo Antunes são os escritores citados pelo romancista, também conhecido por suas bandas desenhadas, crónicas e contos com muito humor e sátiras de costume.

Vencedor do Prémio Camões 2008 e autor do mítico «Viva o Povo Brasileiro», João Ubaldo Ribeiro diz ter lido muitas obras da literatura portuguesa, com grande influência em autores baianos de sua geração, como o conterrâneo Jorge Amado. Menciona Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco como referências e assume que não cita «escritores contemporâneos porque me esqueço dos amigos e arranjo inimigos [risos]. Tem todo mundo… Saramago, que era meu chapa, Lobo Antunes, alguns outros».

Walcyr Carrasco, que se consagrou adaptando para a televisão grandes obras da literatura brasileira – e que este ano, no centenário de nascimento de Jorge Amado, traz para o ecrã o remake de «Grabriela», a passar na SIC em setembro –, diz que leu muito Eça de Queirós, citado com unanimidade por todos os escritores entrevistados.

Walcyr Carrasco é responsável por adaptar clássicos da literatura brasileira para a TV. Foto: Manaíra Athayde

O autor ainda destaca Fernando Pessoa e diz que «a obra dele me ajudou a enxergar o mundo de um jeito peculiar, o que é natural que depois tenha se reverberado em meu trabalho». «Um outro escritor cujo trabalho admiro e não é muito lido no Brasil é o Fernando Namora, que leio desde a adolescência», completa.

Walcyr Carrasco foi o autor da telenovela «Xica da Silva», um dos maiores sucessos da história da televisão, exibida em Portugal, na TVI, em 1997, e com direito a repetição na SIC seis anos depois.

Ele conta que para fazer a novela, foi muitas vezes a Portugal para poder entender de perto aspetos históricos. «Foi um momento em que, no meio televisivo, houve uma grande ligação entre Portugal e Brasil em termos de história, de narrativa. Inclusive, trouxe vários atores portugueses». Anabela Teixeira, Rosa Castro André, Gonçalo Diniz, Lídia Franco e António Marques foram os representantes de Portugal no elenco.

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Curtas Vila do Conde”

    “FMM Sines”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Agosto 2012
    S T Q Q S S D
    « Jul   Set »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031