Festmag

Cinema e TV no image

Published on Setembro 13th, 2012 | by festmag

0

“O Território”, “Livid” e “The Yellow Sea” no terceiro dia de MOTELx

Sexta-feira destaca-se a exibição do filme “O Território”, numa sessão de homenagem a Raoul Ruiz com a presença de Paulo Branco, também a estreia de “Livid” com o realizador Julien Maury, um dos maiores herdeiros de Dario Argento na atualidade, e ainda o filme “The Yellow Sea”, do coreano Na Hong-jin, revelado na secção paralela Un Certain Regard em Cannes 2011.

Conhecido pelos especialistas na vasta obra de Ruiz como o seu «filme de canibais», “O Território” (19:00) foi inspirado na história de sobrevivência da equipa nacional de rugby uruguaia nos Andes, em 1972. O filme, rodado em 1981, em Sintra, esteve para ser produzido por Roger Corman, mas acabaria por ser oferecido a Paulo Branco.

Um grupo de turistas americanos parte numa excursão pela floresta com os seus filhos. São abandonados pelo guia e perdem-se no “Território”, uma área que resiste à compreensão. Um ano depois, Wim Wenders também escolheu Sintra e os mesmos atores para rodar “O Estado Das Coisas”, naquele que foi considerado «um documento sobre “The Territory” e uma homenagem a Ruiz» por Yann Lardeau nos Cahiers du Cinéma.

YouTube Preview Image

Às 20:45, depois da sessão de “O Território” e antes de “O Estado das Coisas”, realiza-se uma sessão de Q&A com Paulo Branco, produtor das duas obras.

A estreia de “Livid” no MOTELx marca o regresso da dupla responsável por “Inside” (MOTELx 2008), Alexandre Bustillo e Julien Maury. Depois de quatro anos em que pareciam condenados a projetos não concretizados, como o remake de “Hellraiser” ou uma sequela de “Halloween”, a dupla foge às estruturas narrativas convencionais, optando por uma fábula negra e atmosférica.

YouTube Preview Image

“Livid” narra a história de Lucy que, no primeiro dia como estagiária em apoio domiciliário, visita Jessel, uma idosa em coma, sozinha no seu remoto casarão. Depois de ouvir falar de um tesouro que a antiga professora de dança teria escondido, Lucy decide procurá-lo com os amigos. No final da sessão, Julien Maury estará presente para conversar com o público sobre o filme.

Depois de ter sido revelado na secção paralela Un Certain Regard, em Cannes 2011, “The Yellow Sea” (00:15), a segunda obra de Na Hong-Jin, realizador de “The Chaser”, é um tour de force assente em questões de identidade cultural, que se desenvolve através de uma série de banhos de sangue na direção de uma espécie de monster film, com dois oponentes a tentarem destruir-se fisicamente.

YouTube Preview Image

Gu-nam, um coreano que trabalha como taxista em Yanbian, na China, é viciado no jogo e acumulou dívidas que já não consegue pagar. Um gangster impõe-lhe um trabalho que lhe resolveria todos os problemas financeiros: ir a Seul matar um homem.

Siga-nos aqui:

Tags: , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Muvi2017”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Facebook

  • Setembro 2012
    S T Q Q S S D
    « Ago   Out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930