Festmag

Cinema e TV no image

Published on Novembro 3rd, 2012 | by festmag

0

10.º Bragacine estreia filme de Madonna e distingue atriz de “Halloween”

O Bragacine comemora a sua décima edição de 3 a 5 de novembro, na Universidade do Minho, com a presença dos norte-americanos Danielle Harris – atriz de “Halloween” – e Robert Weinbach – produtor de “O Colecionador de Cadáveres” e “The Mutations”. Dos cerca de 30 filmes a exibir destacam-se as antestreias nacionais de “Angel Share”, de “Blackthorn” e de “W.E.”, realizado por Madonna e nomeado para um Óscar de Hollywood. As sessões do auto-apelidado «primeiro festival de cinema independente de Portugal» têm lugar no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A abertura oficial, no sábado às 21:45, inclui homenagens a Robert Weinbach, ao realizador José Carlos de Oliveira (“Inês de Portugal”) e a presença do ator Paulo Pires. A animação cabe à Tuna Universitária do Minho, à Tuna Juvenil de Vila Real e aos Purple Weed. Segue-se a estreia nacional de “Angels Share”, Prémio do Júri do Festival de Cannes 2012.

Já a cerimónia de encerramento, na segunda-feira às 21:45, tem início com o filme “W.E.” e prossegue com as homenagens a Danielle Harris, aos atores Paulo Pires e Anabela Teixeira e ao diretor de fotografia Tony Costa, presidente da Associação de Imagem. Às 23:45 vão ser entregues os Prémios Augusta às melhores obras do festival.

Do programa consta ainda uma exposição de materiais alusivos à História do Cinema no Museu Nogueira da Silva, uma Feira de Literatura Cinematográfica e demonstrações de jogos de tabuleiro. O Bragacine é organizado pelo Cine.UM – Cineclube da UMinho e tem parcerias com os festivais Fantasporto, MOTELx e de Orense.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival o diretor do Bragacine, Artur Barros Moreira, teceu um balanço «francamente positivo» das dez edições do evento. «Temos vindo a aumentar o público, a qualidade da programação e contado com diversas personalidades, como Colin Arthur, diretor dos Efeitos Visuais de “2001 Odisseia no Espaço”, e Julian Grant, realizador da série de televisão “Robocop”. Já tivemos filmes nomeados para os Óscares muito antes de serem selecionados, este ano há por exemplo o ‘W.E.’. Acho que demos um salto qualitativo muito forte, o próprio auditório tem condições excelentes», sublinhou. Mais informações no site oficial do festival.

Siga-nos aqui:

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑