Festmag

Cinema e TV no image

Published on Novembro 6th, 2012 | by Sofia Ferreira

0

6.º Lisbon & Estoril Film Festival: um olhar plural sobre a sétima arte

Falta pouco para começar aquele que é considerado um dos mais diversificados festivais nacionais. Com propostas que vão do cinema à literatura, passando pelas artes plásticas e música, o Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) afirma-se como um lugar de partilha e confronto de ideias entre cineastas, artistas e público. Entre os dias 9 e 18 de novembro, o festival, dirigido por Paulo Branco, promete voltar a surpreender com uma programação de excelência entre o novo cinema europeu e autores consagrados da sétima arte.

Esta 6.ª edição abre com a exibição de dois filmes: “Beasts of the Southern Wild”, de Behn Zeitlin e o último e muito aclamado trabalho de Paul Thomas Anderson. Vencedor do Leão de Prata e do Prémio Coppa Volti de melhor ator para Phillip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix, na edição deste ano do Festival de Veneza, “The Master” desenrola-se em plenos anos 50 e retrata a relação entre um carismático intelectual, cujas ideias começam a ganhar força na América, e um jovem à deriva que acaba por se tornar no seu braço direito.

YouTube Preview Image

Dentro da secção fora de competição, que apresenta algumas das mais aguardadas obras de realizadores internacionalmente reconhecidos, destaque para “Holy Motors” de Leos Carax, um dos homenageados na última edição do LEFFEST, “Amour” de Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, “Io e Te” de Bernardo Bertolucci, “The We and I” de Michel Gondry, “Vous N’Avez Encore Rien Vu” de Alain Resnais, “La Noche De Enfrente” de Raúl Ruiz, falecido o ano passado e “Trouble With The Curve”, de Robert Lorenz com Clint Eastwood, Amy Adams, John Goodman e Justin Timberlake, filme que terá a honra de encerrar o festival.

YouTube Preview Image

Uma das maiores apostas do LEFFEST é a habitual categoria de Competição, dedicada à descoberta e revelação do cinema europeu, dando oportunidade a jovens realizadores que ainda não tiveram o devido reconhecimento no panorama cinematográfico internacional. O júri deste ano é composto por António Damásio e Hanna Damásio, nomes relevantes da neurociência mundial, Alfred Brendel, pianista, poeta, escritor e pintor austríaco a quem foi pedido para eleger alguns dos filmes da sua vida que serão exibidos no festival, Fanny Ardent, a belíssima atriz francesa que conta com uma carreira de mais de 30 anos e pela artista e violoncelista Sonia Wieder-Atherton.

Algumas das propostas escolhidas nesta secção são “Student”, de Darezhan Omirbayev, inspirado no livro “Crime e Castigo” de Dostoiévski, “Después de Lúcia” de Michel Franco sobre a relação de um pai viúvo e a sua filha adolescente, “Laurence Anyways”, de Xavier Dolan, conta a história de um homem que revela à sua noiva o desejo de se tornar mulher, e “Winter, Go Away”, de 10 realizadores que acompanham as táticas usadas pelos oponentes do presidente russo Vladimir Putin durante a campanha eleitoral deste ano, e inclui uma entrevista à banda punk Pussy Riot, que acabou condenada a uns anos de prisão após a sua atuação numa igreja ortodoxa.

YouTube Preview Image

À semelhança de edições anteriores, o LEFFEST dedica uma série de homenagens e retrospetivas a grandes figuras do mundo do cinema. De João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, a Monte Hellman e Lucretia Martel, que marcarão presença nesta edição e cujas obras serão exibidas integralmente no festival, passando por Serge Daney, considerado um dos maiores críticos de cinema falecido há 20 anos, Hou Hsiao-Hsien e Brian de Palma (oportunidade para (re)ver clássicos como “Carrie”, “Scarface”, “The Untouchables”, “Greetings”, vencedor do Urso de Prata em Berlim, e o mais recente “Passion”).

Espaço ainda outras sessões especiais, masterclasses e atividades paralelas com a presença de figuras de relevo do panorama artístico mundial, como Willem Dafoe, Paul Giamatti, Abel Ferrara, Melvil Poupaud ou Enrique Vila-Matas.

A informação completa sobre a programação, sessões especiais, homenagens, retrospetivas, exposições, instalações e outras atividades pode ser consultada aqui.

Siga-nos aqui:

Tags: , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑