Festmag

Música no image

Published on Janeiro 26th, 2013 | by Inês Henriques

7

Reportagem Ana Moura no Coliseu dos Recreios: Os reflexos de Ana

“O espelho de Alice” reflete o que Ana Moura queria deste novo disco, “Desfado”. Nuno Miguel Guedes deu-lhe a música, em que a Alice, a do País das Maravilhas, inspira a fadista de voz grave e gestos suaves. O sonho e a loucura foram os pontos de partida para entrar nesta aventura em que há fado e outras coisas.

A cortina ainda não levantou e a voz inconfundível já ecoa pelo Coliseu de Lisboa, no primeiro de dois concertos que dará na capital portuguesa. A meio do primeiro fado, ela sobe e eis que num vestido preto, com um pequeno xaile não traçado, mas enrolado ao pescoço a cair pelo peito, Ana Moura se apresenta ao público.

Espera três temas até falar com a audiência. Já se assumiu tímida e a verdade é que enquanto o fado lhe sai pela garganta esse nervoso se vai. O mesmo já não acontece quando as palavras lhe saem sem o acompanhamento de uma guitarra. Ainda assim, a sua forma genuína de ser cativa os que a assistem, seja a falar, seja a ‘desfadar’. Não é uma diva inalcançável em cima de um palco. É uma partilha sincera.

YouTube Preview Image

O fado ganha, sem dúvida, outra dimensão com Ana Moura. São vários mundos, vários reflexos, todos acompanhados de uma figura feminina sensual, às vezes contida, envolvida por um quinteto de músicos de uma qualidade indiscutível. Quase duas horas que num ápice se acabam, onde Ana recuperou alguns temas de outros discos. Faz querer mais. Neste alinhamento, apenas uma falha. Ou duas. “Case of You”, de Joni Mitchell, é a única música em inglês. Deixa de fora “Thank You” e “Dream of Fire”, que, em CD, nos leva a outra dimensão. Feita à medida para ela. Fiquei à espera. Ana não cantou. Nem no ‘encore’. “Thank You” seria uma boa forma de terminar um espetáculo em que, em muitos momentos, parecia que nos estamos a ver ao espelho. Ou no mundo dos sonhos. Como Alice.

Siga-nos aqui:

Tags: ,


About the Author



7 Responses to Reportagem Ana Moura no Coliseu dos Recreios: Os reflexos de Ana

Back to Top ↑
  • PUB

    “Muvi2017”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Facebook

  • Janeiro 2013
    S T Q Q S S D
    « Dez   Fev »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031