Festmag

Artes no image

Published on Março 12th, 2013 | by festmag

2

Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda de 23 de março a 25 de agosto

O Palácio Nacional da Ajuda vai receber entre os dias 23 de março e 25 de agosto a maior exposição individual de Joana Vasconcelos.

Com inauguração marcada para dia 22 de março, a exposição comissariada por Miguel Amado vai ter lugar nos aposentos reais do Palácio e traduz sensivelmente a última década do trabalho de Joana Vasconcelos, reunindo obras icónicas como “A Noiva”, “Coração Independente” ou “Marilyn”, lado a lado com obras mais recentes, nunca antes expostas em Portugal, como “Lilicoptère”, “Perruque” ou “War Games”.

Joana Vasconcelos é uma artista que dispensa apresentações. Desde que, em 2000, venceu o prémio EDP Novos Artistas, construiu uma carreira em sentido ascendente, que a coloca neste momento como uma das artistas mais importantes e reconhecidas a nível mundial. O ano passado tornou-se a primeira mulher e a mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes, numa exposição visitada por 1.679.000 pessoas, tornando-a a exposição mais visitada em Paris nos últimos 50 anos.

O Palácio Nacional da Ajuda é uma magnífica obra da arquitetura portuguesa. Construído na primeira metade do século XIX, o Palácio da Ajuda foi o local de residência oficial da monarquia portuguesa até à instauração da República. Em 1968 abriu ao público como museu, constituindo um dos mais importantes museus portugueses de artes decorativas. O Palácio conserva ainda os aposentos reais, mantidos fiéis à época após apurados trabalhos de restauro e reconstituição histórica.

O diálogo entre as obras da artista e os interiores únicos do Palácio Nacional da Ajuda promete transformar esta exposição no acontecimento mais marcante da arte contemporânea em Portugal. Após o sucesso em Versalhes, Joana Vasconcelos regressa a Lisboa para apresentar a sua mais ambiciosa exposição até à data.

Tags: ,


About the Author



Back to Top ↑
  • PUB

    “Curtas Vila do Conde”

    “FMM Sines”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Março 2013
    S T Q Q S S D
    « Fev   Abr »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031