Festmag

Cinema e TV no image

Published on Março 20th, 2013 | by festmag

0

Mais Festa do Cinema Italiano: «Dopo Le 8 ½ com eventos all’italiana»

Se é um festão, não é uma festinha. E se os italianos sabem fazer a festa e como a fazem bem no nosso país. Dopo Le 8 ½, a cereja no topo do bolo, leva a Festa mais além e transforma salas de cinema e locais inesperados em verdadeiros eventos «all’italiana».

Esta quarta-feira, 20 de março, a partir das 19:30, o bar Portas do Sol – Miradouro de Santa Luzia – recebe a Festa de Abertura de 8 ½, dando as boas vindas aos espetadores da 6.ª edição num ambiente descontraído, com vista para o rio e Alfama, e onde não vão faltar petiscos, bebidas italianas e muita música enquanto o elétrico passa.

Em colaboração com a revista italiana Nocturno e a Baixa-Chiado PT Bluestation, a Festa do Cinema Italiano inaugurou a 18 de março uma exposição dedicada ao cinema di genere, com cartazes que contam a história desta corrente cinematográfica, que ainda hoje é capaz de encher salas, embora ignorada ou pouco apreciada pela crítica da altura.

Todos os dias, a partir de sexta, 22 de março, Dopo Le 8 ½ apresenta nos finais de tarde um cine-aperitivo. A partir das 19:00, no Cinema São Jorge, o público da Festa pode degustar pelo preço de um bilhete de cinema, vários petiscos.

No Quiosque do «melhor bolo de chocolate do mundo», situado mesmo em frente ao Cinema São Jorge, as noites prolongam-se. Após a exibição dos filmes, os espetadores podem descontrair um pouco neste espaço da Avenida da Liberdade. O Quiosque é também palco para a projeção de “Italian Zapping Party”, uma seleção de vídeos com a curadoria e montagem de Marc Lamothe – diretor do Fantasia International Film Festival, um dos mais emblemáticos festivais de cinema do género do mundo.

No sábado, 23 de março, às 12:00, a Embaixada Lomográfica promove uma oficina de Lomokino inspirada nos filmes policiais italianos dos anos 70. Os resultados são divulgados no dia 28 de março, às 21:30 no Cinema São Jorge.

Nas noites de sexta, 22, e sábado, 23 de março, a partir das 00:30, o Teatro do Bairro é o palco das Mani in Alto! After Parties. Na sexta a Festa fica a cargo do DJ Lucky e no sábado do DJ O Junqueira. A entrada é livre.

Às 19:30 do mesmo dia, no antigo Mercado de Santa Clara, 8 ½ Festa do Cinema Italiano e a Associação Idade dos Sabores – Centro das Artes Culinárias apresentam um momento muito especial desta edição, um cine-jantar com exibição do filme “Miseria e Nobilità”, de Mario Mattoli, acompanhado de um jantar inspirado no menu desta obra do cinema italiano. As reservas podem ser feitas através deste link.

E o 8 ½ só podia acabar em festa, às 0:00, no Ritz Clube, com o concerto dos Calibro 35, um projeto que revisita bandas sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70, tendo como ponto de partida a eletrificante fusão entre o funk, jazz, rock e o groove.

Siga-nos aqui:

Tags:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑