Festmag

Cinema e TV no image

Published on Abril 16th, 2013 | by Sofia Ferreira

0

IndieLisboa 2013: Hollywood está a ficar sem ideias

Está dado o mote para mais um IndieLisboa que este ano comemora uma década de existência. Com um dos ‘teasers’ mais interessantes dos últimos tempos, o festival promete surpreender com um conjunto diversificado de atividades paralelas e uma seleção de qualidade do melhor e mais recente cinema independente de todo o mundo. Ao todo são mais de duas centenas de filmes que vão passar pela Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Classic Alvalade e Cinemateca Portuguesa entre 18 e 28 de abril.

10 anos, 10 razões para ver algo novo

1. O regresso de Pablo Larrain com “No”, na sessão que dará início a esta décima edição do IndieLisboa, e, a encerrar o festival, “Before Midnight”, de Richard Linklater, uma década após a estreia no IndieLisboa de “Before Sunset”, em 2004.

2. O muito aguardado “Spring Breakers”, de Harmony Korine, com James Franco e as estrelas pop Vanessa Hudgens, Selena Gomez e Ashley Benson, é apresentado dia 25 de abril em sessão exclusiva para os fãs do festival.

YouTube Preview Image

3. Werner Herzog, Noah Baumbach, Brillante Mendoza e João Canijo são outros nomes a marcar presença cinematográfica na secção Observatório.

4. “Simon Killer”, de Antonio Campos, “Um Fim do Mundo”, de Pedro Pinho e “A Batalha de Tabatô”, de João Viana (os dois últimos nomeados para a Berlinale este ano), a não perder na Competição Internacional e Nacional.

5. Novíssimos, categoria de competição criada este ano na sequência do sucesso alcançado na edição do ano passado – um olhar sobre as questões relevantes da atualidade mundial em Pulsar do Mundo e IndieJúnior (para os mais jovens) prometem surpreender os espetadores.

6. Novas experiências narrativas e talentos emergentes pelas mãos de Joel Potrykus (“Ape”), Inês Oliveira (“Bobô”), Adam Leon (“Gimme the Loot”) ou, numa aposta muito pessoal, “Computer Chess” de Andrew Bujalski.

7. A música dos Big Star em “Big Star: Nothing Can Hurt Me”, recordações de “Graceland” de Paul Simon em “Under African Skies”, Anthony and the Johnsons em “Turning”, a banda de Mick Jagger em “The Rolling Stones – Charlie Is My Darling” e “Peaches Does Herself”, que contará com a presença da cantora canadiana na apresentação do filme e mais tarde em concerto no Ritz Club, são algumas das propostas da secção IndieMusic.

YouTube Preview Image

8. Indie by Night apresenta Manuel Fúria e os Náufragos a interpretar o álbum “Mãe” dos Heróis do Mar, Linda Martini a tocar na íntegra o seu primeiro disco, um showcase da Enchufada inspirado pela música de Harmony Korine e um filme-concerto do coletivo Sofa Surfers.

9. Retrato de um dos mais icónicos, porém discretos, atores americanos em “Harry Dean Stanton: Partly Fiction”, de Sophie Huber e um último adeus a Ben Gazzara, falecido em fevereiro do ano passado, em “Gazzara”, de Joseph Rezwin, na secção Director’s Cut.

10. LisbonTalks, workshops, masterclasses, debates e sessões especiais.

YouTube Preview Image

Tudo bons motivos para não perder este IndieLisboa. A programação completa pode ser consultada aqui.

Siga-nos aqui:

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Muvi2017”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Facebook

  • Abril 2013
    S T Q Q S S D
    « Mar   Jun »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930