Festmag

Música no image

Published on Agosto 15th, 2013 | by Paula Lagarto

0

PdC2013: No Minho faz calor como em África ou no Alabama

O meio de agosto em Paredes de Coura já normalmente aquece ouvidos, olhos e gargantas no festival de música que aqui se realiza há 21 anos, mas em 2013 a temperatura subiu literalmente.

Ainda só com o palco secundário aberto, os calções e as alças foram a vestimenta mais comum de milhares de festivaleiros, que na quarta-feira ‘enfrentaram’ as altas temperaturas da voz de Brittany Howard, dos Alabama Shakes, e dos ritmos de Bombino.

Os concertos da noite começaram com a estreia dos Unknown Mortal Orchestra nos palcos portugueses. A ‘esticar’ mais instrumentalmente as músicas para o psicadelismo dos seus dois álbuns, o trio arrancou aplausos a um recinto mais ou menos composto.

O espaço junto à tenda que cada pessoa podia ocupar foi diminuindo com a chegada ao palco do rock e blues dos Alabama Shakes, que regressaram ao país pela segunda vez, depois da participação na edição do Super Bock Super Rock do ano passado.

Mais uma vez Brittany foi gigante na voz e na guitarra e fez crescer o público, que respondia com entusiasmo aos desafios da vocalista quando perguntava se “queriam mais rock and rol”, como a ‘acompanhava’ nas baladas soul como “Hold on”.

Britanny confessou não saber português, mas repetiu a palavra “obrigada” e outros agradecimentos de uma audiência conquistada, mesmo quando nem sabiam bem qual o grupo que estava no palco.

Num grupo de amigos com a habitual pouca visibilidade para os artistas, seja pela altura, seja pela multidão concentrada à sua frente, perguntava-se: “mas é um homem ou uma mulher”.

Sem deixar dúvidas de onde vinha e para onde a música iria levar, esteve o africano Bombino. A roupa tradicional dos desertos do norte de África e o som da precursão e das guitarras influenciado pelos tons tuaregs fizeram a temperatura aumentar para ainda quem quis ficar por ali.

O guitarrista, cantor e compositor do Niger ouviu o seu nome gritado pela audiência, que dançava sob a mesma cadência de ritmos quentes africanos, num Minho de elevadas temperaturas.

Tags: ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Curtas Vila do Conde”

    “FMM Sines”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Agosto 2013
    S T Q Q S S D
    « Jul   Set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031