Festmag

Cinema e TV no image

Published on Agosto 29th, 2013 | by festmag

1

Vencedor da Festa do Cinema Italiano estreia em sala

Na quinta-feira, 19 de setembro, estreia no Cinema City Alvalade “Shun Li e o Poeta”, belíssimo filme do realizador Andrea Segre que venceu o prémio de melhor filme e o prémio do público da edição de 2013 de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Na quarta, 18 de setembro, às 21:30, “Shun Li e o Poeta” tem antestreia na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, uma sessão que conta com a presença do realizador Andrea Segre para apresentar o filme.

Na sexta, 30 de setembro, “Shun Li e o Poeta” estreia também em VOD no MUBI.COM, uma plataforma web para promoção e divulgação do cinema de autor.

“Shun Li e o Poeta” recebeu o Prémio Lux em 2012, fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza, foi premiado no BFI London Film Festival e no Festival del Cine Europeu de Sevilha.

Em “Shun Li e o Poeta” a personagem principal, Shun Li, é representada pela atriz Zhao Tao, protagonista nos últimos cinco filmes do realizador Jia Zhang-ke, entre os quais “Still Life – Natureza Morta”, que ganhou um Leão de Ouro na 63ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza.

O ator Rade Sherbedgia que representa Bepi, o poeta, é um dos mais conhecidos atores da ex-Jugoslávia, recebeu um Leão de Ouro na 51.º Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza e trabalhou com realizadores como Standley Kubrick, em “Eyes Wide Shut”.

O realizador Andrea Segre, além dos prémios arrecadados com “Shun Li e o Poeta”, apresentou o seu último documentário “Indebito”, sobre o escritor-músico Vinicio Caposella, no último Festival do Cinema de Locarno e neste momento está a produzir a segunda longa-metragem de ficção “La Prima Neve” com a qual participa na próxima edição do Festival de Veneza.

YouTube Preview Image

Shun Li trabalha num laboratório de tecidos na periferia de Roma para conseguir os documentos necessários e poder mandar vir o seu filho de oito anos para Itália. De repente, é obrigada a mudar-se para Chioggia, uma pequena vila-ilha da lagoa de Veneza, onde passa a trabalhar como empregada num pequeno restaurante. Bepi, pescador de origem eslava, chamado pelos amigos de “o poeta”, é cliente desta pequena tasca há anos. O encontro entre Shun Li e Bepi representa uma fuga à solidão, um silencioso diálogo entre diferentes culturas, já não tão distantes.

“Shun Li e o Poeta” leva-nos numa viagem ao coração e às profundezas da lagoa que é mãe e berço de diferentes identidades sempre em mudança. A amizade entre Shun Li e Bepi perturba as duas comunidades, a chinesa e a local, que impedem esta nova viagem; talvez tenham demasiado medo deste encontro.

Tags: ,


About the Author



Back to Top ↑
  • PUB

    “Curtas Vila do Conde”

    “FMM Sines”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Agosto 2013
    S T Q Q S S D
    « Jul   Set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031