Festmag

Cinema e TV no image

Published on Setembro 10th, 2013 | by festmag

0

MOTELx 2013: 7.ª edição arranca esta quarta-feira

A 7.ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa arranca já esta quarta-feira, dia 11, com a exibição do filme de Gonzalo López-Gallego, “Open Grave”, na Sessão de Abertura (na foto).

Durante os cinco dias do MOTELx serão exibidos 80 filmes, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, em 59 sessões de cinema.

No primeiro dia do festival, na secção Quarto Perdido, serão exibidos a antologia “V/H/S/2”, às 14:15, e “Countdown”, às 19:00. Inserido na secção Doc Terror, o documentário “Shooting Bigfoot” passa às 16:30. A Sessão de Abertura do festival terá lugar às 21:30 com “Open Grave”, de Gonzalo López-Gallego. Todos estes filmes poderão ser vistos na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Na Sala 3, pelas 13:15, terá lugar a primeira sessão das Curtas ao almoço, com “Horizon”, “Strangers”, “Game” e “Happy B-Day”. Às 14:30 chega um dos grandes sucessos da carreira do convidado internacional Hideo Nakata, “Dark Water”. Mais tarde, às 21:45, destaca-se “Eggshells”, filme recém-descoberto do convidado de honra do MOTELx, Tobe Hooper.

No segundo dia do festival, quinta, 12, destaca-se, na Sala Manoel de Oliveira, às 21:45, o clássico do cinema de terror “The Texas Chain Saw Massacre”, seguido, às 00:00, do novo filme de Jennifer Lynch, “Chained”. É também neste dia que arrancam as oficinas de caracterização (com João Rapaz e Helena Batista), stop motion (com Bruno Caetano e João Faria) e o ateliê de cinema de animação dedicado aos mais pequenos, no âmbito da secção Lobo Mau, com uma retrospetiva da obra do mestre dos efeitos especiais, Ray Harryhausen, que tem início com “Mighty Joe Young”.

Na programação da sexta-feira 13, é exibido outro clássico de Hideo Nakata, “Ring”, no mesmo dia em que se exibem “Byzantium”, de Neil Jordan, “Dark Touch”, de Marina de Van, e “The Conjuring”, de James Wan. Na Sala 3 será projetado em antestreia o primeiro episódio da sexta temporada da série “True Blood”. A entrada nesta sessão é gratuita.

Sendo o incentivo à produção nacional de filmes de género portugueses um dos principais objetivos do MOTELx, decorre ao longo do festival a 5.ª edição do Prémio Yorn MOTELx, com as seguintes curtas a concurso: “Bílis Negra” (Nuno Sá Pessoa), “O Coveiro” (André Gil Mata), “Desespero” (Rui Pilão), “Hair” (João Seiça), “A Herdade dos Defuntos” (Patrick Mendes), “Longe do Éden” (Carlos Amaral), “Monstro” (Alex Barone), “Nico – A revolta” (Paulo Araújo) e “Sara” (Miguel Ângelo). O júri desta edição é constituído pelo humorista Nuno Markl, pela jornalista Safaa Dib e pelo presidente da direção do Razor Reel Fantastic Film Festival, Thierry Phlips.

Para além da exibição de filmes, o MOTELx 2013 conta ainda com outras atividades, como as masterclasses Dédalo, Daddy Cross, Hideo Nakata e Tobe Hooper, bem como a já clássica Noite de Jogos de Terror e a variante para toda a família, a Tarde de Jogos (Pouco) Assustadores.

Siga-nos aqui:


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑
  • PUB

    “Muvi2017”

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Facebook

  • Setembro 2013
    S T Q Q S S D
    « Ago   Out »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30