Festmag

Cinema e TV

Published on Novembro 26th, 2013 | by festmag

0

“Mahjong” recebe Mikeldi de Plata em Bilbao

A curta-metragem portuguesa “Mahjong”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, foi premiada no Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao com o prémio Mikeldi de Plata para ficção.

“Mahjong” foi produzido pela Curtas Metragens CRL, entidade que organiza o Curtas Vila do Conde, no âmbito do projeto Estaleiro, envolvendo a dupla de realizadores e uma equipa de jovens estudantes do Porto.

Rodado na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde, a maior “Chinatown” de Portugal, a ficção “Mahjong” “vem prolongar a veia asiática dos filmes que começámos a realizar em conjunto em 2007 com a curta “China, China”, rodada no Martim Moniz, em Lisboa, e que se prolongou na curta “Alvorada Vermelha” (2011) e na longa “A Última Vez Que Vi Macau” (2012), estas últimas rodadas maioritariamente em Macau”, diz a dupla de realizadores.

O filme acentua a pesquisa híbrida entre a ficção e o documentário que carateriza os trabalhos anteriores dos realizadores, revelando-se também um exercício de género misturando o suspense com o humor negro.

“Mahjong” teve estreia comercial em Portugal em outubro de 2013, em complemento ao filme “Interior.Leather Bar” de James Franco e Travis Mathews, e esteve em exibição nos festivais de cinema de Locarno, Sevilla, Turim, Montreal, Sarajevo, Buenos Aires, Vancouver, entre outros.

Siga-nos aqui:

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑