Festmag

Música

Published on Fevereiro 24th, 2014 | by Alexandra Silva

Reportagem: A lírica trovadoresca de Bill Callahan no S. Jorge

A organização foi do Teatro Maria Matos mas o concerto decorreu no Cinema S. Jorge que, ainda assim, foi pequeno para receber o trovador. Foi com casa cheia que Bill Callahan regressou a Lisboa na companhia de três fantásticos músicos: Jaime Zuverza (no baixo), Adam Jones (na bateria) e Matt Kinsey (virtuosíssimo na guitarra), todos sentados sobre os seus instrumentos e orquestrados pelo maestro Bill de pé, com uma gravata Bolo Tie (ou gravata texana) e uma boa disposição outrora desconhecida.

Na memória, ainda o concerto do pequeno Clube Lua com Joanna Newsom quando estes eram um casal de pombinhos; na bagagem, o recente “Dream River”, feito da matéria dos sonhos reais.

Bill Callahan tem aquelas caraterísticas que só as pessoas do signo Gémeos sabem ter: num momento agoniza nas suas dores internas e canta de olhos fechados para no seguinte distribuir sorrisos e saltitar de felicidade; quando se espera a sua famosa arrogância e algum distanciamento, brinda-nos com uma rara boa disposição e versos humorados sobre o bacalhau que comeu ao jantar. Só ele, um dos enormes escritores de canções de que somos contemporâneos, poderia e saberia ser irónico e fazer humor negro sobre os dilemas existenciais do homem moderno.

A entrada, debaixo de um sol que se foi pondo, deu-se com três temas de “Dream River” – a irónica “The Sing”, a doce “Javelin Unlanding” e a adorável “Small Plane”. O primeiro momento de suspiros surgiu com “Too Many Birds” (de “Sometimes I Wish We Were An Eagle”, de 2009), com longos aplausos e aquele final destruidor com “If you could only stop your heart beat for one heart beat” envolto em suspense enquanto no ecrã uma pintura de várias mãos parecia segurar as nossas emoções.

A passagem por “America” revela-se uma viagem turbulenta, com uma boa dose de improviso a revelar a qualidade dos músicos que Bill escolheu para tocar consigo. De imediato, a imagem forte que acompanha “One Fine Morning” (de “Apocalypse”, de 2011) fica-nos também na retina: alguém rema numa canoa e aparentemente não consegue sair do lugar. E a esta imagem segue-se o início de “Meet the Eagle” com o animoso verso “I don’t ever want to die”.

Depois de passar pelas toadas western de “The Drover” (as botas de cowboy de Kinsey não pisaram o palco por acaso), foi tempo de voltar no tempo a “Dongs of Sevotion”, na altura sob o nome de (Smog) com “Dress Sexy at My Funeral” aqui com arranjos diferentes mas igualmente enternecedora. Muito aplaudida, esta é certamente umas das músicas que todos gostaríamos ter escrito para o nosso fim futuro.

Já de coração cheio a viagem continuou por “Spring”, de “Dream River” e estendeu-se com a belíssima versão de “Please Send Me Someone to Love”, de Perce Mayfield, que nos deixou cheios de vontade de gritar “Nós amamos-te”.

Já hora e meia passada “Seagull” permitiu uma vez mais ver como Matt Kinsey é talentoso na guitarra chorosa e “Winter Road” revelou-se o modo certo de acabar uma noite assim de encantamentos. Debaixo da imagem da lua que agora sobe Bill Callahan deu espaço a cada um dos músicos para brilhar em trechos de música improvisada e o próprio começou a escrever poesia, rimando a sua viagem de Espanha a Portugal e o bacalhau do jantar com demasiado sal.

Na primeira parte tocou Haley Fohr, sob o nome de Circuit des Yeux, que sozinha em palco e munida de guitarra acústica e pedais, apresentou também o seu disco de 2013, “Overdue”. Por detrás de uma beleza algo frágil, algum nervosismo confessado e uma fala mansa, escondeu-se um tom de voz grave e poderosa e momentos de esquizofrenia que lamentavelmente revelaram uma estrutura de canções demasiado repetitiva.

Tags: ,


About the Author



Back to Top ↑
  • PUB

    “Veracity”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Fevereiro 2014
    S T Q Q S S D
    « Jan   Mar »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    2425262728