Festmag

Artes

Published on Fevereiro 5th, 2014 | by festmag

Arte urbana nos pilares da ponte

“Natureza Viva” nos pilares da ponte 25 de Abril encerra trilogia de arte urbana, recorrendo ao imaginário e à linguagem de sete criadores nacionais.

Um veado que transporta uma floresta, a menina-casinha-de-pássaro, a mulher-raposa e a paisagem escarpada que emerge de um mundo subaquático são algumas das composições que começaram a habitar os pilares da ponte 25 de Abril e um muro vizinho em Alcântara, desde o passado dia 23 de janeiro e cuja pintura pode ainda ser acompanhada ao vivo, durante a primeira semana de fevereiro.
 
O projeto recorre ao imaginário e à linguagem de sete criadores nacionais – José Carvalho, Klit, Kruella d’Enfer, Mosaik, Regg, Tamara Alves e Violant – e encerra um tríptico composto por obras de arte urbana realizadas em três concelhos da área metropolitana de Lisboa: em Oeiras, com intervenções nos parques de estacionamento do Centro Comercial Alegro Alfragide; em Setúbal, nos tapumes da obra do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal e agora também na capital.
 
O mote “Natureza Viva” funcionou como fio condutor e elemento agregador dos diversos trabalhos. Num ecossistema que se desenvolve nos vários estratos de uma floresta, entre o subsolo e a copa das árvores, o leito do rio e o mar, o ambiente é povoado por insetos, outros pequenos animais e seres fantásticos que geram uma atmosfera encantada e transportam a fantasia para o nosso quotidiano.
 
Esta iniciativa foi promovida pela Immochan em parceria com a Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da C.M.Lisboa, e insere-se, por um lado, na estratégia municipal para a salvaguarda do património e para a revitalização artística do espaço público, por outro, na vontade de promover uma comunicação original e positiva da marca Alegro em torno da arte urbana, disponibilizando-a a um público abrangente e diversificado, em locais inusitados.

Siga-nos aqui:

Tags: , , ,


About the Author



Back to Top ↑