Festmag

Cinema e TV

Published on Março 27th, 2014 | by festmag

0

Documentário “As Memórias Não Se Apagam” estreia no FESTin

O documentário “As Memórias Não Se Apagam – 40 Anos da Revolução dos Cravos e 50 Anos do Golpe de 64 no Brasil”, de José Vieira Mendes, estreia no dia 4 de abril no Cinema São Jorge às 18:00, no âmbito do festival FESTin, antecedendo um debate com alguns heróis do 25 de Abril e resistentes da Ditadura no Brasil.

Este documentário do jornalista e crítico de cinema, é feito especialmente para comemorar os 40 anos da Revolução dos Cravos em Portugal e 50 anos do Golpe de 64, no Brasil. “As Memórias Não Se Apagam” é um relato de um personagem que passou a vida a lutar pela liberdade e pela democracia. Preso e torturado no Brasil, o ex-padre, jornalista, resistente e membro de várias associações cívicas, Alípio de Freitas, continua a lutar pelos seus ideais. Trata-se de uma coprodução de Paulo Trancoso, atual presidente da Academia Portuguesa de Cinema, e das jornalistas-correspondentes Adriana Niemeyer e Léa Teixeira, com o apoio do FESTin,

YouTube Preview Image

O FESTin promove de seguida à projeção do documentário, uma reflexão e debate sobre dois momentos marcantes da história de Portugal e do Brasil. Enquanto em Portugal se instaurava a Democracia, no Brasil a Ditadura militar atingia 10 anos de governação, que se estenderia por mais 21 anos. Participam neste debate o cineasta brasileiro Silvio Da-Rin, o jornalista, promotor e dirigente de diversos movimentos sociais e associações cívicas, Alípio de Freitas, a jornalista e socióloga Li An, a historiadora Raquel Varela e Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril. A mesa será mediada por Mario Dujisin, jornalista chileno que estava em Portugal durante o 25 de Abril.

José Vieira Mendes nasceu em 1960, é licenciado em Comunicação Social e pós-graduado em Produção de Televisão pelo ISCSP/UTL. Foi diretor da revista de cinema PREMIERE de 1999 a 2010. Atualmente escreve crítica de cinema e cobre os festivais nacionais e internacionais para a rubrica “Imagens de Fundo”, do Final Cut/Visão. Colabora na imprensa escrita para o Jornal de Letras e para a revista Visão. Dirigiu os documentários “Ó Pai, o que é a Crise?” (2012) e “Gerações Curtas!?” (2012).

Siga-nos aqui:

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑