Festmag

Música

Published on Abril 29th, 2017 | by festmag

0

Reportagem | Capitão Fausto: todos temos os dias contados

Após aclamação pública durante o ano transato, os Capitão Fausto decidiram passar a pente fino a maioria dos teatros portugueses. Estiveram no TAGV em Coimbra na sexta-feira, 21 de abril.

É verdade que um teatro é um espaço sempre limitado devido à sua funcionalidade e especificidade. A música dos Capitão Fausto deve ser consumida de pé e no caso específico o Teatro Gil Vicente deixa um pouco a desejar, todavia isso não foi de todo impeditivo do excelente concerto dado pela banda de Lisboa.

Os Capitão Fausto são uma daquelas bandas que temos visto crescer, desde aquele pequeno e íntimo concerto dado no Salão Brazil em 2014 e até esta “tour dos Teatros”, fizeram quase tudo o que há para fazer por cá, desde os emblemáticos Coliseus a quase todos os pequenos e grandes festivais que se realizam em Portugal.

Com três discos lançados até ao momento -“Gazela” (2013), “Pesar o Sol” (2015) e “Capitão Fausto Têm Os Dias Contados”(2016) – a banda não só conseguiu arrebatar a crítica especializada, como conseguiu aos poucos criar um nicho de fãs completamente fiel, que cresce de ano pra ano. A crescer desta forma é então natural que a banda dê Tomás Wallenstein, Domingos Coimbra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e Salvador Seabra, precise de espaço e que esse espaço seja conquistado cidade a cidade.

Tudo o resto que resulta do exposto atrás é uma consequência, por isso ofereceram no TAGV um concerto sem defeitos onde o enorme à vontade, a destreza e a simpatia do frontman Tomás são, para além de um enorme ponto de honra, uma forma de fazer uma ligação perfeita com toda a audiência.

O concerto esse foi quase todo baseado no último trabalho “Capitão Fausto Têm Os Dias Contados” tendo aqui e ali ido visitar os trabalhos mais “antigos”: “Lameira”, “Semana em Semana”, “Os Dias Contados” e “Mil e Quinze” logo abrir, para agarraram de forma consistente todo o público. Daí em frente tudo foi fácil e simples: “Litoral”, “Pesar o Sol”, “Corazón”, “Amanhã Tou Melhor”, para acabarem com “Morro Na Praia”. Regresso para encore, com dois dos melhores temas que lhes conhecemos: “Alvalade Chama Por Mim” e “Tem De Ser”.

Os Capitão Fausto já não são uma banda de miúdos, apesar de eles ainda o serem. Ganharam  experiência de palco e de estúdio, ou seja, ganharam maturidade musical, e com isso ganhamos todos. Não sabemos se têm efectivamente os dias contados, mas eu continuo a contar os dias para os poder ouvir novamente.

O nosso agradecimento ao TAGV

Alinhamento:
Lameira
Semana Em Semana
Os Dias Contados
Mil e Quinze
Maneiras Más
Litoral
Flores do Mal
Pesar o Sol
Corazón
Raposa
Grelha II
Santa Ana
Amanhã Tou Melhor
A Febre
Verdade
Morro Na Praia
Encore:
Alvalade Chama Por Mim
Tem De Ser

Fotografias de António José Antunes

Tags: , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑