Festmag

Artes

Published on Maio 3rd, 2017 | by Paula Lucas

0

Qualidade na simplicidade “Das Cousas – Pequeno Tratado” pelo CITAC

A marcar presença neste ato solene “Das Cousas – pequeno tratado” do CITAC – Circulo de iniciação Teatral da Academia de Coimbra – estiveram presentes algumas das partes envolvidas neste “acordo” cujo consentimento para entrada numa noite de boa disposição foi mútuo.

Esta encenação, que subiu ao palco no Teatro da Cerca de S. Bernardo, é uma das nomeadas para a 18ª edição do prémio Fatal – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, prémio este que consagra a peça mais inovadora de teatro universitário português. Com textos de Leonor Barata, que assina igualmente a direção artística com Jorge Loureiro. Vencedores do prémio FATAL 2016, com “REORG”, “citaquianos”, aguardamos repetição da proeza.

Mais coisa menos coisa, partem da ideia da realidade, das ideias e das sombras. Este espetáculo que reúne dança e teatro, sem adereços, é uma construção de improvisações e preocupações sobre tudo: o amor, que é incompatível com a leitura do jornal em voz alta; os silêncios, como muros milenares; as questões económicas; a sociedade atual e da vida no quotidiano. Falam sobre tudo e mais alguma coisa. Porque tudo o que existe tem uma causa longínqua e nada começou agora.

YouTube Preview Image

As 28 coisas do “arco da velha” vão surgindo: desde as incompreensíveis ou as que não fazem sentido nenhum, às que não pensamos e devíamos pensar. Há quem não queira que as coisas mudem, mas têm que mudar. É uma narrativa poética e simples mas pincelada de humor, uma excelente reflexão sobre a atualidade e envolve tudo e todos.

“O único sentido oculto das coisas…  é elas não terem sentido oculto nenhum”

Nota para a excelente escolha musical que tem desde Arnaldo Antunes, Roy Orbison, Dead Can Dance, Kylie Minoge (Ft. Nick Cave) e Leonard Cohen.

Fotografias de Mário Antunes

Os nossos agradecimentos ao CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, A Escola da Noite e ao TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo.

 

 

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑