Festmag

Música

Published on Maio 16th, 2017 | by Paula Lucas

1

Reportagem | First Breath After Coma: Decantação de energias

Num 13 de maio repleto de emoções fortes, os First Breath After Coma vieram para “despressurizar” os ânimos. Quem lhes viu este concerto, esgotado, não terá sido surpreendido pelo crescendo profissionalismo com que atuam em palco. Aconteceu na ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, espaço intimista e muito agradável, promissor em termos de programação artística e cultural.

A ACERT recebeu no sábado os vimaranenes Paraguaii (cuja entrevista será publicada em breve) e os leirienses First Breath After Coma (com quem havíamos falado aquando do lançamento do segundo registo de originais).

Coincidência, ou não, este também foi dia de estreia do novo vídeo de “Nagmani”, cujo nome foi resgatado para batizar a tour que ao o longo de 14 etapas, começou aqui e passa por cinco países, em pouco mais de um mês, por palcos como o Nos Primavera Sound ou o 100 Club em Londres.

YouTube Preview Image

A serenidade de “Umbrae”, o ebulição de “Tierra del Fuego:Nisshin Maru”, o hipnotismo de “Dandelions” ou o onirismo de “Nagmani”, continuam a ser  temas de decantação de energias. Enquanto se estranha, já as canções se entranham até se alojarem no nosso corpo como um vírus sem justificação clínica. É o poder dos sentidos, ancorado na música eletrónica, mas vivencial. É a emancipação interior de cada um dos membros da banda, numa reciprocidade íntima com todos os devotos da sua música.

Apesar de terem “encarnado” a errância neste 2.º álbum, como os próprios afirmaram, todos os pontos cardeais estão no sítio certo em “Drifter”, um dos nomeados para melhor disco europeu do ano de 2016, pela Associação de Editoras Independentes IMPALA, ao lado de nomes como Agnes Obel, Radiohead, Danny Brown, e tantos outros.

Faz algum tempo desde que nos apaixonámos pela densidade do trabalho destes músicos permeável a outras contaminações de renome. É sempre um prazer voltar a ver e a ouvir esta banda que tem um enorme potencial. Até já, rapazes!

Fotografias de Mário Antunes

Os nossos agradecimentos ao ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela e à Cadeira Amarela

 

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , ,


About the Author



One Response to Reportagem | First Breath After Coma: Decantação de energias

  1. Pingback: Entrevista | “Imaginamos Paraguaii a dar a volta ao globo” – Fest Magazine

Back to Top ↑