Festmag

Artes

Published on Maio 11th, 2017 | by Paula Lucas

0

XJAZZ 2017 | Jazz servido em prato de xisto

XJazz 2017- Encontros de Jazz das Aldeias do Xisto decorre entre junho e novembro na região centro do país. A arte regressa ao coração de Portugal!

Vai começar a 6.ª edição do XJAZZ, evento que liga as esplêndidas e tradicionais Aldeias de Xisto da zona centro do nosso pais com o jazz. Natureza e música, arte e património, proporcionam, desde 2012, uma verdadeira experiência a não perder.

Promovido pela ADXTUR– Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e pelo JACC- Jazz ao Centro Clube, residências artísticas, concertos, performances são o menu a degustar com os pés assentes na natureza.

O XJazz contará com uma programação artística variada que conjuga o jazz, diversas formas artísticas e o envolvimento comunitário, muito enraizado na zona e nas aldeias renascidas dos “escombros”.

A francesa Joëlle Leandre ou o brasileiro Hamilton da Holanda são figuras de destaque que não deverão passar despercebidos a todos os verdadeiros amantes de música. O coletivo DEMO-DISPOSITIVO EXPERIMENTAL, MULTIDISCIPLINAR E ORGÂNICO  estará em residência artística irá apresentar um espetáculo multidisciplinar a partir do património mineiro das Minas da Panasqueira e suas memórias.

Com edição de vários discos em solo xistoso, em edições anteriores, o XJAZZ 2017 tem como foco principal esta simbiose entre as residências artísticas, o envolvimento das suas gentes e suas aldeias, favorecendo novos conceitos e sonoridades num ambiente em perfeita harmonia.

As Aldeias do Xisto são constituídas por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 Municípios da Região Centro. 

Mais informações em Aldeias do Xisto.

Fotografias de Mário Antunes e Paula Lucas

 

 

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑