Festmag

Cinema e TV

Published on Setembro 4th, 2017 | by Filipe Pedro

0

Mais de 100 filmes para ver no Motelx

O Motelx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa arranca esta terça-feira, 5 de setembro, com a exibição de “Super Dark Times” de Kevin Phillips.

Até 10 de setembro serão exibidos mais de 100 filmes em 74 sessões, numa edição que é marcada pelo tema “O Estranho Mundo do Terror Latino” (programação associada a Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017) e pela presença de Roger Corman e Alejandro Jodorowsky.

Destaques da programação

Terça-feira, 5 de setembro
No primeiro dia de Motelx, antes ainda da sessão esgotada de “Super Dark Times”, filme que já atraiu comparações com “Donnie Darko”, destaque para a inauguração da exposição “Os Labirintos de Horror de Edgar Allan Poe”, que dá a conhecer as 28 ilustrações feitas por autores nacionais para a colectânea de contos que será lançada pela editora Saída de Emergência durante o Festival (quinta-feira, às 19:00). A noite termina com “The Limehouse Golem”, revisitação feminista do mito de Jack, O Estripador que conta com Bill Nighy no papel principal e passa às 00:15 na Sala 3 do Cinema São Jorge.

YouTube Preview Image

Quarta-feira, 6 de setembro
Quarta-feira é dia de conversa com Roger Corman moderada por Spoiler Alert, seguida de sessão de autógrafos (19:00, Sala 2 do Cinema São Jorge). Corman, convidado de honra do Festival, apresenta o seu filme “X: The Man with the X-Ray Eyes” na Sala 3 às 21:25. A não perder também “The Bar”, último do mestre Álex de la Iglesia, e “Kuso”, o inclassificável primeiro filme do músico Flying Lotus (19:00 e 00:05 na Sala Manoel de Oliveira, respetivamente).

Quinta-feira, 7 de setembro
Para o terceiro dia, quinta-feira, está reservado um dos filmes mais aguardados do Motelx: “The Untamed”, de Amat Escalante, história de terror sobrenatural que valeu ao realizador o Leão de Prata no último Festival de Veneza. Passa às 16:40 na Sala Manoel de Oliveira. Roger Corman recebe a distinção “Motelx – Mestre de Terror” às 21:30 no Teatro Tivoli BBVA e apresenta “The Masque of the Red Death”. À mesma hora na Sala Manoel de Oliveira há “The Bad Batch”, odisseia pop pós-apocalíptica da realizadora Ana Lily Amirpur cujo elenco conta com Keanu Reeves e Jim Carrey.

Sexta-feira, 8 de setembro
Sexta-feira começa com a exibição, pela primeira vez em sala, do filme de animação “O Livro da Vida” seguida de uma conversa com o Prof. Eduardo Sá (Teatro Tivoli BBVA, 10:30) e acaba com o grande êxito coreano “Train to Busan” de Yeon Sang-ho em sessão dupla com “Game of Death” de Sébastien Landry e Laurence Baz Morais (Sala Manoel de Oliveira, 00:00). Pelo meio há sessão especial de “Excitação” de Jean Garret, o “menino de ouro” do cinema exploitation paulistano dos anos 70 (19:25, Sala 3), e “Lowlife”, a aclamada primeira longa-metragem de Ryan Prows (21:30, Sala Manoel de Oliveira).

Sábado, 9 de setembro
O fim de semana é marcado pela presença do convidado de honra Alejandro Jodorowsky, que sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA no sábado para apresentar “Santa Sangre” e receber o galardão “Motelx – Mestre de Terror” às 19:00. Antes estará em conversa com o crítico Kim Newman e dará uma sessão de autógrafos (17:30, Sala 2). No mesmo dia destaca-se a exibição de “Boys in the Trees” do australiano Nicholas Verso, e “Cold Hell”, o mais recente filme de Stefan Ruzowitzky (vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 2007), ambos na Sala Manoel de Oliveira (16:40 e 21:35, respetivamente). A noite prolonga-se com It’s Alive!, uma maratona de escrita de terror fora de horas que ocupa a Sala 2 do Cinema São Jorge até às 02:00.

Domingo, 10 de setembro
No último dia do festival, domingo, oportunidade para ver “El Topo” em 35mm com apresentação de Jodorowsky (16:05, Sala Manoel de Oliveira), bem como uma raríssima sessão da coprodução luso-espanhola de 1978 “O Espírita” (19:00, Sala 2). Espaço ainda para uma leitura ao vivo do argumento de “Linhas de Sangue” (previsto para 2018) com Rita Blanco, Pêpê Rapazote, Soraia Chaves, José Raposo e muitos outros atores conhecidos do grande público (17:30, Sala 2).

O Motelx termina com “It” de Andy Muschietti na Sessão de Encerramento (21:00, Sala Manoel de Oliveira). Esta é a muito aguardada adaptação do best-seller de Stephen King que trouxe ao mundo o palhaço maléfico Pennywise e que bateu recordes com o trailer mais visto de sempre no dia de lançamento. Os vencedores dos Prémios Motelx – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent e Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent serão revelados durante a cerimónia, que contará com a presença de Roger Corman e Alejandro Jodorowsky, bem como dos jurados Kim Newman, Rogério Samora, Maria João Bastos, Carlão, Iris Cayatte e Can Evrenol.

YouTube Preview Image

A programação completa do Motelx está disponível em www.motelx.org.

Siga-nos aqui:

Tags: , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑