Festmag

Cinema e TV

Published on Setembro 13th, 2017 | by Filipe Pedro

0

Cinema de Lanzmann e Wiseman no DocLisboa

O mais recente cinema de Claude Lanzmann, Frederick Wiseman, Laura Poitras e Wang Bing vai ser exibido, em estreia, no Doclisboa, que decorrerá de 19 a 29 de outubro.

Do documentarista norte-americano Frederick Wiseman, 87 anos, – a quem o DocLisboa dedicou uma retrospetiva em 2008 – será mostrado “Ex Libris – The New York Public Library”, sobre os bastidores da biblioteca pública de Nova Iorque. O filme chega a Lisboa depois de ter sido premiado este ano em Veneza.

De regresso ao festival, que arranca a 19 de outubro, está também o realizador francês Claude Lanzmann, 91 anos, com o filme “Napalm”, um “filme intimista” que relata uma viagem em 1958 a Pyongyang, Coreia do Norte.

Os dois filmes foram selecionados para a secção “Da Terra à Lua”, não competitiva, na qual estarão também dois filmes do realizador chinês Wang Bing, 50 anos: “Bitter Money” e “Mrs. Fang”, este premiado no Festival de Locarno.

Wang Bing, “observador atento da realidade chinesa”, regressa a um festival que o distinguiu já por três vezes com os filmes “West of the Tracks” (2003), “Three Sisters” (2012) e “Father and Sons” (2014).

A lista de filmes anunciados pelo DocLisboa – nas vésperas da conferência de imprensa, marcada para o próximo dia 20 – completa-se com “Risk”, documentário de Laura Poitras feito ao longo de seis sobre o fundador da Wilikeaks, Julien Assange.

Da programação já anunciada antes pela organização, sabe-se, por exemplo, que a abertura do festival será em português com “Ramiro”, de Manuel Mozos.

O encerramento será com “Era uma vez Brasília”, filme de Adirley Queirós, “que retrata a realidade contemporânea brasileira”.

A realizadora Vera Chytilova, pioneira do cinema checo e que morreu em 2014, vai ser recordada com uma retrospetiva da obra cinematográfica.

Siga-nos aqui:

Tags: , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑