Festmag

Cinema e TV

Published on Setembro 13th, 2017 | by Filipe Pedro

0

“Thursday Night” e “Cold Hell” vencem 11.º Motelx

“Thursday Night”, de Gonçalo Almeida, ganha o prémio para a melhor curta de terror portuguesa, enquanto a excelente “Cold Hell” (na foto), de Stefan Ruzowitzky, foi considerada a melhor longa de terror europeia em competição no Motelx.

“Thursday Night”, de Gonçalo Almeida, foi o grande vencedor do prémio Motelx – melhor curta de terror portuguesa/Méliès d’Argent 2017. O júri composto pela atriz Maria João Bastos, o músico Carlão e o realizador Can Evrenol decidiu atribuir o prémio a esta curta-metragem “pela história, pela direção, pela fotografia e pelos atores”, acrescentando que se trata de “um filme que nos marcou muito, que consideramos único e que certamente ficará na nossa memória”. Uma história de fantasmas só com animais, “Thursday Night” foi inspirado pelo álbum “Thursday Afternoon” de Brian Eno. O júri decidiu ainda atribuir uma menção especial a “Depois do Silêncio”, de Guilherme Daniel, cujo trabalho de “argumento e fotografia” considerou “muito promissor”.

Na competição internacional, “Cold Hell”, de Stefan Ruzowitzky, venceu o prémio Motelx – melhor longa de terror europeia/Méliès d’Argent 2017. Uma decisão que o júri composto pelo crítico Kim Newman e os atores Rogério Samora e Iris Cayatte considerou “clara” devido à sua “relevância contemporânea, ação emocionante e imaginativa e excelentes performances de todo o elenco”. “Cold Hell” é um thriller político passado numa Alemanha multicultural que conta a história de uma jovem taxista de origem turca perseguida por um assassino em série. “Filme excecional que combina elementos do thriller de serial killer com o terror”, é a mais recente longa-metragem de Ruzowitzky, que em 2008 venceu o Óscar de melhor filme estrangeiro com “The Counterfeiters”. O realizador e a atriz Violetta Schurawlow estiveram presentes na sessão de encerramento do Motelx para receber o prémio.

YouTube Preview Image

A competição de longas-metragens europeias foi inaugurada em 2016 e teve este ano oito filmes a concurso. “Cold Hell” sucede ao checo “The Noonday Witch”, de Jiří Sádek, e fica nomeado para o Prémio Méliès d’Or, à semelhança da curta “Thursday Night”.

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑