Festmag

Cinema e TV

Published on Novembro 7th, 2017 | by Daniela Azevedo

0

Lúcia Veríssimo sobre o Muvi: «Estou muito feliz por o meu documentário estar neste festival»

A atriz e realizadora Lúcia Veríssimo vai estar em Portugal na próxima quarta-feira, dia 15, na sessão inaugural da edição deste ano do Muvi – o único festival de cinema específico sobre música em Portugal.

Quem não se lembra da Laís Brandão, da telenovela “Roda de Fogo” ou da apaixonada Letícia Ramalho da novela “Mandala”? Lúcia Veríssimo protagonizou a sua última telenovela há quatro anos e agora assume-se como realizadora. O seu documentário, “Eu, meu pai e Os Cariocas – 70 anos de música no Brasil”, abre a edição deste ano do Muvi que decorre até 20 de novembro no cinema São Jorge, em Lisboa.

Inspirada pela frase de Tom Jobim “toda a música é o reflexo da sua época”, Lúcia retrata a importância da rádio na difusão de conteúdos culturais, em onda curta, nos anos 50, bem como as influências sociopolíticas que os artistas sofreram desde 1946 a 2016. A unir toda a história está o pai da atriz, o maestro Severino Filho, fundador do grupo vocal Os Cariocas, responsável pela grande popularidade que a bossa nova atingiu no Brasil.

No total, Lúcia conseguiu juntar cerca de 60 depoimentos dos mais influentes artistas, musicólogos, escritores, maestros, compositores e historiadores para relatar uma história que ainda não tinha sido contada no cinema. O documentário, que é exibido na sala Manoel de Oliveira, do São Jorge, às 21h30 de 15 de novembro, foi idealizado, dirigido, produzido e narrado pela própria atriz e realizadora, o que a torna parte integrante da história narrada. Numa conversa que tivemos tarde e noite adentro em Cascais, Lúcia contou o caminho percorrido até ter o filme pronto.

O Muvi está de volta ao Cinema São Jorge, em Lisboa, durante a quarta edição, de 15 a 20 de novembro de 2017. Ao todo são 200 filmes de mais de 25 países – entre longas, curtas, vídeos musicais e sessões especiais, algumas com a presença de convidados especiais – seis concertos, um cine-concerto, três exposições e oito sessões ou apresentações gratuitas. Lúcia Veríssimo vai assistir à estreia do seu documentário em Portugal.

Siga-nos aqui:

Tags: , , , , , , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Back to Top ↑