Festmag

Música

Published on Janeiro 9th, 2018 | by Pedro Beja Alves

0

Alt-J a cores na abertura do novo ano dos concertos

Para o primeiro concerto do ano a Altice Arena chamou Alt-J em nome próprio no nosso país. E em dia de Reis, a banda de Leeds brilhou – e a cores – mais que qualquer Estrela do Norte.

Após a tradicional passagem por festivais – Milhões de Festa, Vodafone Mexefest e Nos Alive – a banda de Joe Newman tem honras de concerto próprio na maior sala do país. Ainda assim foram precisos três álbuns e a sala reduzida a cerca de metade da sua capacidade.

Ao vivo, apresentam uma consistência digna de álbum e entregam de forma limpa e despudorada a deambulação entre os três registos editados, “An Awesome Wave” (2012), “This Is All Yours” (2014) e o recente “Relaxer” (2017). Em cerca de hora e meia, sempre apoiados por um magistral e estético espetáculo de luz e cor, entregaram a beleza em contenção que os caracteriza.

O recente “Pleader” abriu as hostes, mas seguiram-se temas anteriores como “Fitzpleasure”, “Nara” ou “Something Good”, sempre na mesma atitude de sobriedade, em certa parte refletida na grande plateia que os contemplava. E neste que seria o primeiro concerto desta tour europeia deste maturados Alt-J.

Claro que os temas mais expansivos espantam fantasmas e aquecem ânimos. “In Cold Blood”, “Every Other Freckle” ou “Deadcrush” vivem de crescendos e nuances que se alimentam de corações palpitantes e instigam movimento, cantoria e acompanhamento. “Matilda”, cantada a dez mil vozes, seria um dos pontos altos e mais doces da noite.

Joe Newman, Thom Sonny Green e Gus Unger-Hamilton agradeceram amavelmente a entrega a este primeiro concerto em nome próprio. Voltaram para um encore com “Intro (An Awesome Wave)”, “3WW” e “Breezeblocks” para mostrar que há um lugar por cá que é deles, conquistado com a perseverança de quem sabe o que quer e com a audácia suficiente para qualquer palco.

Fotografias Everything Is New a quem agradecemos.

Siga-nos aqui:


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Back to Top ↑