Festmag

Música

Published on Janeiro 24th, 2018 | by António José Antunes

0

:papercutz no Salão Brazil: Sonhar como um todo

:papercutz é o alter-ego de Bruno Miguel, projeto musical nascido no Porto, com forte raiz vocal e eletrónica. Fundados há 10 anos, chamaram atenção de todos com “Ultravioleta”, um tema englobado nos Novos Talentos FNAC em 2008 e que posteriormente constaria do primeiro álbum “Lylac”.

:papercutz navega naquela eletrónica que flirta permanente com o ouvinte e o calor que emana a sua música é convite integral a libertação de imagens e sonhos. Bruno Miguel, o homem por detrás destes sonhos, é um perfecionista, desenha lentamente os esboços da sua música, deixando-a maturar durante o tempo preciso e necessário, para que daí derive uma eficácia bem estruturada.

Há uns anos escrevia no Penso Sonoro acerca de “Lylac”: “um quadro onde a amálgama de cores e ruídos vai transmitido uma dupla sensação, de um dos lados do espelho temos a canção pop, do outro temos a inovação e a estrutura experimental”.

Ora, é passado este tempo, que volto alegremente ao contacto com :papercutz, eles mais adultos musicalmente e eu com mais cabelos brancos. Além dessas alterações próprias do tempo, os :papercutz têm uma nova vocalista. Com a saída de Melissa Veras e a entrada de Catarina “Emmy Curl” Miranda e o projeto ganhou uma nova dimensão.

A voz de Catarina é límpida e cristalina, mesmo quando alterada abusivamente por toda a maquinaria envolvente e há ainda nela uma característica de performance que completa toda a tal estrutura musical. É no entanto interessante verificar que os :papercutz andam à deriva, no que concerne ao caminho que querem percorrer musicalmente e como entendo isso como um ideia e não um objetivo, a música que daí resulta é sempre inovadora e progressista.

Num concerto intimista e dentro de um género musical tão abstrato, os :papercutz conseguem cativar a atenção, ou porque a voz da Catarina se cola a Enya ou até mesmo a Karin Dreijer (The Knife / Fever Ray) ou porque a composição que Bruno produz nos remete para muitas das bandas da mítica 4AD.

Os :papercutz precisam de atenção cuidada da nossa parte, são uma banda que merece tempo e dedicação, não são uma banda fácil, nem para grandes massas, mas conseguem ser delicados e sonhadores, cabe-nos a nós fazer o resto.

Os nossos agradecimentos ao Salão Brazil

Siga-nos aqui:

Tags: ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Back to Top ↑